nsc
hora_de_sc

Frio não!

Quando acaba o inverno de SC em 2021

Se você é daqueles que o inverno nem começa e já quer que acabe, veja quando será o fim

30/06/2021 - 09h34

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
No inverno de 2021 em SC, Boneco de neve gigante foi montado em Urupema.
No inverno de 2021 em SC, Boneco de neve gigante foi montado em Urupema.
(Foto: )

O inverno de 2021 começou no dia 21 de junho. Mas para os que amam o calor a primeira pergunta que vem em mente é: "mas quando acaba?". Em Santa Catarina, os dias gelados perduram por pelo menos três meses e é possível ver até neve.

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Temperaturas mínimas batem recordes nas cidades mais frias do Estado. O frio chega congelando tudo, desde a água de passaros, até as folhas das árvores. Chuva congelada, sincelo, neve, geada, já se tornaram fenômenos comuns para os catarinenses.

Quando acaba o inverno em Santa Catarina

O inverno em Santa Catarina, assim como em qualquer outro Estado do Brasil termina no dia 22 de setembro, com a chegada da primavera, que antecede o verão.

De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, o frio forte registrado nos últimos dias de junho é causado por uma massa de ar polar que passa pelo Estado. É essa massa a responsável por derrubar as temperaturas.

No entanto, ainda de acordo com Puchalski, no decorrer dos meses as pessoas já irão sentir uma temperatura mais amena, com manhãs e noites geladas, mas com tarde mais quentes.

Ainda durante o período de inverno em Santa Catarina, segundo o meteorologista, uma segunda massa de ar polar deve passar pelo Estado e novamente derrubar a temperatura, trazendo graus negativos.

Para os amantes do verão, é possível esperar por temperaturas amenas já a partir da metade do mês de setembro, quando os termômetros começam a apontar temperaturas um pouco mais elevadas.

> Neve em SC: confira fotos do primeiro registro do fenômeno em 2021

Temperaturas negativasno inverno de SC

O frio em Santa Catarina chega para ficar por alguns dias. A região do Estado onde impressiona com as temperaturas negativas é a Serra Catarinense. Na região os termômetros chegam a marcar -7ºC de um dia para o outro. 

As madrugadas geladas têm geada e neve e ao amanhecer, os moradores e turistas podem conferir paisagens deslumbrantes e que enchem os olhos.

No entanto, além da Serra, as outras regiões do Estado também registram temperaturas que chegam perto de 0ºC. Como é o caso do Vale do Itajaí, que tem manhãs geladas, tardes amenas e durante a noite o clima volta a esfriar. 

> Frio forte e neve: o que os catarinenses podem esperar da previsão do tempo

Quer fugir do frio em Santa Catarina?

Talvez isso não seja possível, afinal, todo o Estado costuma ter temperaturas com menos de 10ºC. No entanto, se você não quiser ficar deslumbrado com as paisagens congelantes da Serra, a dica é não ir até lá.

As ouras regiões de Santa Catarina são menos frias e têm temperaturas mais elevadas durante os dias de sol. 

> Receitas para o frio: 5 pratos para fazer no inverno

Chegada do frio e possibilidade de neve em Santa Catarina

Leia também

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Relembre outros momentos de neve em Santa Catarina com fotos

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Colunistas