nsc
hora_de_sc

Cozinha

Receitas para o frio: 5 pratos para fazer no inverno

O inverno não chegou, mas o frio já. Por isso, separamos algumas das melhores receitas pra fazer e se esquentar nesta época do ano

22/05/2021 - 23h04 - Atualizada em: 07/06/2021 - 08h49

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Temperaturas baixas convidam para um bom prato
Temperaturas baixas convidam para um bom prato
(Foto: )

Tem que colocar mais agasalhos, não dá mais pra ficar de chinelo e pra sair da cama de manhã é um sacrifício. Mas quando o outono já apresenta temperaturas mais baixas, o clima convida para algumas receitas de dar água na boca. Por causa disso, vamos dar o passo a passo de diversas receitas para o frio

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Das mais tradicionais, passando por algumas criativas até aquelas simples que agradam a todos os paladares. Escolhemos sopas, comidas e bebidas, afinal a Pandemia do Coronavírus não acabou. E se você pode ficar em casa, aproveite o tempo pra se dedicar na cozinha. Suas refeições serão verdadeiros momentos de prazer.

É possível, inclusive, evitar gripes e resfriados. Fique atento, também, em relação à imunidade. A alimentação saudável é uma aliada neste processo. 

Por exemplo, sopas com legumes e verduras são fontes de vitaminas e ferro, o que ajuda combater certos vírus e bactérias. Claro que na lista abaixo também há algumas receitas para fazer no frio que nem são tão saudáveis assim, mas dão uma sensação de bem-estar. Como abrir mão delas?

Anote nossas dicas de receitas para fazer no frio no seu caderno, compre os ingredientes, siga os detalhes e mão na massa! Seu estômago agradece!        

5 Receitas gostosas para fazer no frio

Receita para o frio de caldo verde cremoso
Receita para o frio de caldo verde cremoso
(Foto: )

> Descubra alimentos e receitas para melhorar a imunidade

1. Cado Verde Cremoso

Ingredientes

1 kg de batatas

1 maço de couve mineira (cortada em tirinhas)

200 g de bacon

2 linguiças paio

1 linguiça calabresa

5 dentes de alho

1 cebola média

½ maço de salsinha

10 azeitonas verdes (picadas)

3 colheres de azeite

1 litro e 1/2 de água filtrada

Sal a gosto

Queijo parmesão ralado

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Como fazer

Frite o bacon numa panela, escorra a gordura e reserve. Em outra, frite a cebola em 3 colheres de azeite até dourar. Acrescente o alho e frite por 1 minuto. Coloque a linguiça e o paio cortados em pequenos cubos. Frite bem. Jogue a couve mexendo até perder o volume. Adicione as batatas já cozidas, descascadas e espremidas. Ponha, então, a água e as azeitonas e deixe ferver. Cozinhe até ficar um caldo cremoso. Quando estiver pronto, jogue o bacon e a salsinha. Sirva quente com queijo parmesão ralado.

> No Limite: relembre provas que marcaram o programa

O que faz desta receita ser boa para essa época do ano?

Pode ser servida bem quente, o que aquece o organismo e o coração. A couve é rica em ferro. A batata é fonte de vitamina C, de algumas vitaminas do complexo B, especialmente niacina, tiamina e vitamina B6. É rica em fósforo, magnésio e potássio. 

2. Fondue de Chocolate

Fondue de chocolate
Fondue de chocolate
(Foto: )

Ingredientes

500 g de chocolate amargo (55% de cacau)

1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco

3 colheres (sopa) de conhaque

2 mexericas ponkan

2 xícaras (chá) de uvas sem caroço

2 xícaras (chá) de morangos (cerca de 250 g)

2 carambolas

2 kiwis

1 manga palmer

1 xícara (chá) de damascos secos

1 xícara (chá) de figo seco

Como fazer

Prepare as frutas, descascando e separando os gomos da mexerica. Lave, seque e tire as uvas do cacho. Lave, descarte o cabinho e corte os morangos ao meio. Lave, seque e corte as carambolas em fatias grossas em formato de estrelas. Descasque, corte os kiwis ao meio no comprimento, cortando cada metade em 3 tiras e as tiras em cubos médios. Descasque, corte manga em fatias, bem rente ao caroço, e as fatias em cubos médios. Depois, pique o chocolate em pedaços pequenos. Coloque o creme de leite numa panela própria pra fondue e leve ao fogo médio. Assim que ferver, diminua o fogo, junte o chocolate picado e mexa com a espátula até derreter. Acrescente o conhaque, misture bem e desligue o fogo. Transfira a panela de fondue para o rechaud. Mergulhe as frutas, uma a uma, no chocolate bem quente.

O que faz desta receita ser boa para essa época do ano?

O fondue de chocolate tem o sabor dos Deuses. O chocolate é fonte de energia, indispensável principalmente no clima mais frio. As frutas são ricas em vitaminas e são fonte de minerais, liberam toxinas e reforçam o sistema imunológico.  

Receita para o frio escondidinho de carne seca
Receita para o frio escondidinho de carne seca
(Foto: )

3. Escondidinho de Carne Seca

Ingredientes

500g de carne seca (traseiro)

1kg de mandioca (sem casca)

4 batatas médias

Folhas de louro

2 colheres (chá) de sal (para a mandioca e batata)

100g de bacon picado

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

1 tomate picado sem sementes

1 pimenta dedo de moça (1/2 sem sementes) picada

1 punhado de cheiro verde picado

1 colher (chá) de manteiga

1/2 xícara (chá) de leite

Pacotinho de requeijão cremoso para gratinar a gosto (opcional)

> Mestre do Sabor: catarinense Dudu Poerner fica em segundo lugar na competição em 2019

Como fazer

Corte as mandiocas descascadas em pedaços e leve ao fogo numa panela de pressão com três folhas de louro e uma colher de chá de sal. Depois que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Enquanto isso, descasque e corte as batatas em cubinhos e ferva-os, colocando uma colher (chá) de sal na água. Deixe cozinhar por 10 minutos até que as batatas fiquem molinhas. Escorra a água e reserve. Corte a carne seca em cubinhos e lave em um escorredor de macarrão. Leve a carne a uma panela de pressão e cubra com água, ao menos dois dedos acima da carne. Detalhe: Pra tirar o sal da carne seca, cozinhe por 25 minutos a partir do momento em que a panela pegou pressão. Escorra e prove a carne. Se já estiver dessalgada, está pronta. Se não, repita a operação. Quando estiver dessalgada, desfie a carne seca com um garfo e reserve. Em uma frigideira grande, doure o bacon e refogue a cebola por uns dois minutos. Adicione o alho picado e refogue. Coloque a pimenta dedo de moça picada. Depois de tudo refogado, acrescente a carne seca. Misture muito bem e adicione o tomate. Finalize com cheiro verde picado e reserve. Retire a mandioca da pressão e escorra. Remova os fios do centro da mandioca pra não atrapalharem pra fazer o purê. Amasse as batatas e mandiocas e transfira pra uma panela. Depois, adicione a manteiga e o leite. Misture tudo em fogo baixo até ficar uma mistura bem homogênea. Em um refratário, coloque uma camada de purê e espalhe no fundo. Acrescente a carne seca e espalhe sobre a camada de purê. Cubra toda a carne seca com o restante do purê. Acrescente uma camada do requeijão cremoso e uma camada de queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a uma temperatura média (230°C) por aproximadamente 20 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva.

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

O que faz desta receita ser boa para essa época do ano?

Trata-se de uma combinação perfeita. A carne é um alimento completo que contém proteínas, minerais e vitaminas que fazem muito bem à saúde. Já a mandioca cozida é rica em cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. Faz bem para o coração, é fonte de energia e melhora a digestão e o humor.

Receita para o frio de quentão
Receita para o frio de quentão
(Foto: )

> Frio em Santa Catarina: saiba quais são as cidades mais geladas

4. Quentão

Ingredientes

1 garrafa de cachaça (600 ml)

600 ml de água

500 g de açúcar

Casca de 2 laranjas

Casca de 1 limão

50 g de gengibre em pedacinhos

Cravo-da-índia a gosto

Canela em pau a gosto

1 maçã cortada em pedacinhos

Como fazer

Coloque açúcar, cascas de laranja, cascas de limão, gengibre, cravo e a canela em uma panela grande. Leve ao fogo e quando o açúcar estiver derretendo, junte a cachaça e a água, deixando cozinhar por 20 a 25 minutos em fogo médio. Filtre e coloque a maçã picadinha. Mantenha no fogo, após o preparo e vá servindo conforme o consumo.

O que faz desta receita ser boa para essa época do ano?

Esquenta a gente a cada gole. O gengibre é um santo remédio que acelerando o metabolismo, relaxa o sistema gastrointestinal e previne náuseas e vômitos. É antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo úlceras no estômago. 

Receita para o frio de sopa de legumes
Receita para o frio de sopa de legumes
(Foto: )

5. Sopa de legumes e verduras

Ingredientes

2 batatas descascadas em cubos

1 cenoura grande sem casca em cubos

2 chuchus descascados em cubos

4 inhames sem casca em cubos

1 xícara de brócolis cozido

5 folhas de couve com os talos

1 xícara de espinafre

1 tomate picado

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

2 colheres (chá) de gengibre picadinho

2 colheres (sopa) de óleo ou azeite

2 cubos de caldo de legumes

1 xícara de macarrão caramujinho

Salsinha e cebolinha

1 e 1/2 litro de água

> Relembre outros momentos de neve em Santa Catarina com fotos

Como fazer

Em uma panela coloque a água, o caldo de legumes e cozinhe os legumes, tomate, gengibre. Acrescente o macarrão, couve picada e o espinafre. Deixe até amolecer o macarrão. Refogue o alho e a cebola no óleo ou azeite e acrescente o brócolis, salsinha e cebolinha. Desligue e sirva.

O que faz desta receita ser boa para essa época do ano?

Transmite bem-estar e é um carinho. Os legumes e verduras são fontes de vitaminas e minerais que previnem deficiência de micronutrientes. São fontes de fibras e fornecem muitos nutrientes agindo na prevenção do consumo excessivo de calorias, da obesidade e das doenças crônicas associadas a esta condição, como diabetes e doenças do coração.

Colunistas