Nem os mais encalorados vão escapar do frio que desembarca em Blumenau e região no fim de semana. Isso porque no domingo (30), a chegada de uma massa de ar polar a Santa Catarina vai fazer com que os termômetros cheguem à casa dos 5°C, segundo o AlertaBlu, condição essa que se estende também para a segunda-feira (1º).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O friozinho, na verdade, já começa a dar as caras nesta quinta-feira (27). Após a passagem da frente fria que trouxe muita chuva a Blumenau no início desta semana, agora é a vez de uma massa de ar seco predominar. Ela mantém o tempo firme, com poucas nuvens e temperaturas baixas no amanhecer, na casa dos 9°C, ainda conforme o AlertaBlu. As máximas devem chegar a 21°C.
Já na sexta-feira (28), a partir da noite, chega mais uma frente fria que trará condição para chuva na região. Essa frente fria mal desembarca e já vai embora, dando espaço a uma massa de ar polar. E é aí que entra o frio:
— A frente fria do começo da semana passou, foi embora, e depois dela sempre vem uma massa de ar. Dessa vez [quinta-feira] é seca e fria, ou seja, vai causar uma noite mais fria, com 9°C, 11°C de mínima. Fica esse tempo seco e friozinho até sexta. No sábado, vem outra frente fria, novamente com chuva, e aí na sequência entra uma massa de ar de origem polar com um frio mais intenso. Temperatura fica mais baixa entre domingo e terça-feira e não dá para descartar algo na casa dos 5°C, 6°C — explica a meteorologista Tatiane Martins, diretora de Meteorologia do AlertaBlu.
Continua depois da publicidade
Há condição de frio intenso, também, em outras cidades do Vale do Itajaí. Áreas mais altas e que normalmente registram os menores índices, como no Alto Vale, podem ter os termômetros na casa do 0°C, conforme dados da Epagri/Ciram. Na Serra, o fim de semana será marcado por temperaturas negativas, principalmente em cidades como Bom Jardim da Serra e Urupema.
Leia também
Italiano traficante transnacional de drogas é preso em condomínio de luxo de Camboriú
O que falta para construção da barragem de Botuverá sair do papel
Refúgios naturais de Balneário Camboriú vão virar bairros; entenda projeto