Uma nova massa de ar frio e seco irá derrubar as temperaturas em Santa Catarina a partir da noite de quinta-feira (17). Conforme a Epagri/Ciram, os termômetros devem ficar abaixo de zero, com chance de geada ampla na sexta (18) e no sábado (19).

Continua depois da publicidade

As mínimas previstas são de 0°C a 8°C na maioria das regiões, podendo chegar a -3°C nas áreas altas da Serra catarinense, na sexta, e -4°C, no sábado. Em ambos os dias, há condições de geada ampla, no entanto, as temperaturas sobem ao longo do dia, com máximas entre 14°C e 23°C.

Fim da trégua do frio traz novo alerta para riscos a saúde para mais da metade de SC

De acordo com a Defesa Civil, apesar das temperaturas serem menores em comparação aos dias anteriores, não é esperado um frio tão intenso quanto na última onda de frio de origem polar que atuou sobre Santa Catarina, nos primeiros dias de julho.

Veja fotos da primeira neve em SC

Como fica o tempo no início desta semana

Conforme a Defesa Civil, até a quarta-feira (16), Santa Catarina terá tempo firme e predomínio de sol. Os dias serão marcados por grande amplitude térmica, com temperaturas amenas pela manhã e máximas na casa dos 25 aos 30°C durante a tarde.

Continua depois da publicidade

O tempo muda na quinta-feira (17) com o avanço de uma frente fria, que deixa o tempo instável na maioria das regiões catarinenses. A chuva avança pelo Grande Oeste durante a madrugada e manhã de quinta, se espalhando para o Sul do Estado, Grande Florianópolis e áreas centrais no decorrer do dia. Por vezes, a chuva ocorre de forma pontualmente intensa, especialmente entre o Oeste e o Sul. No Norte catarinense, a chuva ocorre de forma mais isolada entre a tarde e à noite.

Leia também

Cadastro de pessoas em situação de rua deve mapear população para identificar necessidades