Os famosos butiás, frutos típicos da região Sul do país, se tornaram temas de materiais que serão lançados em Imbituba. Os projetos que irão estrear em abril são o documentário “Conhecendo o caminho dos butiazais” e o “Guia Caminho dos Butiazais”. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O documentário, com cerca de 20 minutos de duração, apresenta a riqueza dos butiazais através de imagens e depoimentos de artesãos e moradores que mantêm a tradição. O material busca evidenciar a cultura que envolve a fruta, que é alimento, fonte de renda, símbolo de identidade e inspiração para práticas sustentáveis.

Já o “Guia Caminho dos Butiazais” é uma publicação que conta com dicas culturais e mapa. O guia orienta os visitantes por meio de um roteiro ecoturístico, com gastronomia, história e conservação. Todo o conteúdo é assinado pela jornalista Emanuelle Querino Alves de Aviz e as imagens ficaram por conta de Cláudio Moreira Lima, da Morlima Produções.

O lançamento dos materiais acontecem no dia  5 de abril, no Museu Nacional da Baleia Franca, na Praia do Porto, com exibição do documentário e distribuição do guia impresso. O evento será gratuito para o público. 

Continua depois da publicidade

O documentário foi realizado através da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal. Já o Guia foi produzido com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procult) nº 01/2023 e com o incentivo fiscal privado. 

O que é o butiá

O butiá é uma fruta carnosa, nativa brasileira, que é gerada em cachos em palmeiras chamadas de butiazeiros. Rico em vitamina C e potássio, ele é comum no Sul do Brasil, mas podendo ser encontrado em outras regiões do país, além de países vizinhos como Uruguai, Paraguai e Argentina. 

Além de ser consumida in natura, a fruta pode ser utilizada para sucos, sorvetes, licores, geleias e cosméticos. O óleo do butiá é utilizado em cosméticos por conta da ação antioxidante, propriedades anti-inflamatórias, nutrição e hidratação da pele. 

Em outras regiões, a iguaria é conhecida também como coquinho azedo, coco-cabeçudo ou coquinho.

Veja fotos da fruta tradicional de SC

Continua depois da publicidade

Leia também

VÍDEO: Gari dançarino rouba a cena enquanto coleta o lixo nas ruas de cidade de SC

Mulher quase se chamou Enchentina por nascer durante enchente avassaladora em SC