Representantes mundiais e integrantes da sociedade civil vão se reunir em Wilton Park, no Reino Unido, para discutir o futuro da Faixa de Gaza, nesta terça-feira (14). Após dois anos de conflito, a reconstrução da região será o foco do debate. As informações são da CNN Brasil.
Continua depois da publicidade
Segundo o governo britânico, o evento tem como objetivo “convocar esforços cruciais de planejamento e coordenação para Gaza no pós-guerra”. Além disso, foi ressaltado que a reconstrução do território será liderado por palestinos, sem qualquer papel do grupo Hamas.
“As discussões também abordarão os esforços para apoiar o programa de transformação e reforma da Autoridade Palestina, a fim de garantir que ela possa apoiar a recuperação de Gaza”, ressalta o governo do Reino Unido.
Veja fotos dos reféns israelenses liberados pelo Hamas
O encontro deve ter representantes da Autoridade Palestina, Jordânia, Alemanha, Itália e Arábia Saudita, junto de integrantes do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento e outras entidades.
O cessar-fogo entre Israel e Hamas é visto como grande oportunidade para encerrar o conflito na Faixa de Gaza. Ao todo, mais de 67 mil pessoas foram mortas, segundo autoridades de saúde locais.
Continua depois da publicidade
Reféns israelenses são libertados pelo Hamas
Os 20 reféns israelenses vivos que ainda estavam sob poder do grupo Hamas foram libertados após mais de dois anos de cativeiro na madrugada dessa segunda-feira (13). A operação faz parte de um acordo de cessar-fogo assinado entre Israel e o Hamas.
O grupo foi sequestrado pelo Hamas durante os ataques terroristas de 7 de outubro de 2023. Segundo Israel, o grupo ainda mantinha 48 vítimas na Faixa de Gaza, das quais 28 estão mortas. Os demais sequestrados foram libertados em outros dois acordos de cessar-fogo ou resgatados por militares israelenses.
Os primeiros sete reféns foram entregues à Cruz Vermelha e, depois, às Forças de Defesa de Israel, para deixarem a Faixa de Gaza por volta das 2h desta segunda-feira. O grupo deve passar por exames médicos.
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia mais
Quem são os 20 reféns libertados pelo Hamas após mais de 2 anos de cativeiro em Gaza






