nsc
dc

Invasão

Gafanhotos gigantes invadem SC; especialista explica os motivos e o impacto na agricultura

Gafanhotos são de uma das maiores espécies do mundo e estão aparecendo em cidades do Meio-Oeste catarinense

14/04/2021 - 14h49

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Gafanhotos gigantes em SC
Morador encontrou um gafanhoto gigante no quintal de casa em Campos Novos
(Foto: )

Moradores de cidades do Meio-Oeste de Santa Catarina se assustaram nos últimos dias com a presença de gafanhotos gigantes. Medindo cerca de 12 centímetros, os insetos são de uma espécie que está entre os maiores gafanhotos do mundo. Apesar do susto, especialistas apontam que a aparição é comum e eles não oferecem riscos às lavouras.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Segundo Marcelo Mendes de Haro, entomologista da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, no Vale, os animais são do gênero Tropidacris e estão distribuídos em todos os países da América Latina e podem ser vistos em diferentes regiões brasileiras.

- Assusta um pouco as pessoas quando se deparam, pois eles estão entre os maiores gafanhotos do mundo, porém é natural o aparecimento nesta época do ano. Não é preciso se preocupar, só assusta pelo tamanho dele - afirmou Haro em entrevista ao G1 SC.

Conforme o especialista, vários fatores podem ter influenciado no aparecimento dos insetos. Mudanças de temperatura, falta de chuva e calor prolongado podem levar eles às cidades. Quem encontrou um dos gafanhotos em casa se assustou:

- É a primeira vez que eu vi um bicho assim. Eu já tinha ouvido que nos outros bairros tinha, mas espanta pelo tamanho mesmo, é bem grande, dá quase um palmo da mão - disse José Djalma Pacheco dos Santos, de 55 anos, que recolheu um gafanhoto na terça-feira (13) no quintal de casa, em Campos Novos.

Gafanhotos gigantes em SC
Gafanhotos assustaram pelo tamanho
(Foto: )

Segundo o pesquisador Marcelo Haro, a espécie não tem costume de formar grandes populações como a nuvem de gafanhotos que foi vista na Argentina ano passado:

- São insetos comuns a nossa região e outras regiões do Brasil. Sem riscos a agricultura.

*Com informações do G1 SC

Leia também

Galo que bota ovos vira atração no Meio-Oeste de SC

Ovelha dá à luz quadrigêmeos em Mafra, no Norte de Santa Catarina

Cachorra dá à luz 16 filhotes em cesariana com duas horas de duração

Colunistas