As poderosas lentes do telescópio James Webb permitiram aos cientistas mais uma descoberta que pode mudar algumas teorias sobre a formação do Universo. O equipamento registrou uma galáxia de 12 bilhões anos, ou seja, surgiu quando o Universo tinha apenas cerca de 10% da idade atual.

Continua depois da publicidade

A descoberta foi feita por uma equipe do Centro Nacional de Radioastrofísica da Índia (NCRA-TIFR), liderada pela pesquisadora Rashi Jain, que estudava um conjunto com mais de 70 mil objetos espaciais registrados pelo telescópio James Webb. O professor Yogesh Wadadekar esteve ao lado de Rashi Jain nas pesquisas.

A galáxia recém-descoberta, batizada de Alaknanda, tem um diâmetro aproximado de 30 mil anos-luz, um terço do tamanho da nossa Via Láctea, e abriga cerca de 10 bilhões de estrelas. Além da idade, das medidas e da quantidade de astros presentes, outro fator que chama a atenção dos astrônomos é a simetria: a galáxia é composta por dois braços bem definidos, espirais, e um núcleo extremamente brilhante.

Como a descoberta desafia as teorias atuais

As características percebidas são comuns em galáxias mais velhas. Mas, até então, acreditava-se que o Universo Primitivo se formou a partir de pequenas galáxias e outros conglomerados menores de estrelas. Encontrar uma estrutura como Alaknanda, com tamanho muito superior ao estimado e com tanta simetria e organização pode alterar essa percepção por parte dos cientistas e exigir revisão em algumas teorias.

No estudo, os pesquisadores apontam que a galáxia recém-descoberta precisou reunir uma enorme massa estelar, formar o núcleo e organizar as espirais em poucas centenas de milhões de anos, um tempo extremamente curto para o cosmos – e para a formação de uma estrutura tão completa.

Continua depois da publicidade

Isso faz com que a teoria de que o Universo Primitivo se formou com pequenas galáxias e estruturas desorganizadas e caóticas não seja totalmente aplicável. A descoberta de Alaknanda mostra a existência de um cosmos inicial mais organizado do que se acreditava.

Apesar de não apontar uma resposta definitiva sobre como uma galáxia tão estruturada surgiu no Universo Primitivo, os pesquisadores apontam duas hipóteses: a primeira é o fluxo contínuo de gases frios, que permitem uma maior estabilidade do núcleo e contribui para condições mínimas para a formação das espirais. A segunda é que Alaknanda se originou de uma galáxia menor, o que impulsionou a estrutura espiral.

Descobertas do James Webb

Transitando pelo espaço desde o final de 2021, o supertelescópio James Webb, a maior estrutura já lançada pela humanidade no cosmos, já possibilitou aos cientistas descobertas que revolucionam o entendimento sobre o Universo, evolução após o Big Bang e até mesmo o surgimento da vida – além da procura por vida fora da Terra.

Entre as descobertas mais recentes, estão uma estrela rodeada por moléculas orgânicas que podem ajudar a explicar o surgimento das condições mínimas para a vida e uma nebulosa que funciona como uma “fábrica de planetas”, que pode facilitar o entendimento sobre o surgimento e organização de sistemas solares na Via Láctea.

Continua depois da publicidade