Cerca de 87 galos foram encontrados em situação de maus-tratos em uma casa no bairro Pantanal, em Florianópolis. Segundo a Polícia Civil, os animais eram usados em “rinha de galos”, e estavam confinados em um ambiente insalubre, além de estarem com mutilações para melhorar o desempenho e a resistência durante as “brigas”. O caso foi divulgado nesta segunda-feira (7).

Continua depois da publicidade

A operação aconteceu na quinta-feira (3), em conjunto com a Polícia Científica e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), depois que as autoridades receberam uma denúncia de que estaria acontecendo rinhas no local.

Os policiais precisaram subir uma escadaria para chegar até a casa, que era de difícil acesso. No local, um perito médico-veterinário, oficial da corporação, verificou as condições de saúde dos animais.

Os galos estavam sem água limpa disponível e com cortes na crista, barbela, orelha e esporão, amputações que foram feitas para a prática, segundo a Polícia Civil. Na casa, ainda havia um ringue e outros materiais utilizados para “treino” das aves, que foram apreendidos.

O responsável pelos galos foi conduzido à Delegacia de Proteção Animal e pode responder pelo crime de maus-tratos. Os 87 animais envolvidos foram apreendidos.

Continua depois da publicidade

Leia também

Homem ouve barulho de tiro e percebe ter sido baleado em bar no Sul de SC

Denúncia de entulho revela esconderijo de foragido por estupro em Itajaí