Uma organização criminosa suspeita de traficar cerca de 70 mulheres para fins de exploração sexual foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) em Santa Catarina e mais seis estados nesta quarta-feira (3). Seis mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão foram cumpridos em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Camboriú.

Continua depois da publicidade

O grupo é suspeito de crimes de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, rufianismo, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro nacional e tributários.

Gangue lucrava R$ 100 mil por mês com cada mulher traficada de SC para Irlanda, diz PF

As investigações apontam que o grupo criminoso atua desde 2017 e é especializado no tráfico internacional de mulheres para exploração sexual, exercendo “rígido controle sobre as vítimas”, conforme a PF. Até o momento, foram identificadas cerca de 70 mulheres exploradas.

De acordo com a investigação, os pontos de prostituição eram na Irlanda. Nenhum local de buscas no Brasil é de prostituição, e sim de lavagem de dinheiro. O grupo também cometia fraudes documentais e crimes financeiros, conforme a corporação.

Continua depois da publicidade

Bolsas de luxo e best-seller: como eram alojamentos de mulheres traficadas de SC na Irlanda

A Operação Cassandra é cumprida pela PF, com o apoio da Receita Federal e cooperação internacional com a EUROPOL e a Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda, que simultaneamente deflagrou a Operation Rhyolite, voltada a apurar crimes praticados pelo mesmo grupo criminoso naquele país.

No Brasil, foram mobilizados 120 policiais federais e sete servidores da Receita Federal para dar cumprimento a cinco mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Além dos mandados, a Justiça Federal também decretou 13 medidas restritivas de direitos

Na Irlanda, estão sendo cumpridas três prisões e diversos mandados de busca e apreensão em residências de investigados e estabelecimentos ligados à organização criminosa.

Veja fotos das apreensões

Continua depois da publicidade

Veja as cidades com mandados de prisão e busca e apreensão

Santa Catarina

  • Florianópolis: 7 MBA e 1 MPP
  • São José: 7 MBA e 3 MPP
  • Camboriú: 1 MBA e 1 MPP
  • Biguaçu: 2 MBA e 1 MPP
  • Palhoça: 5 MBA

São Paulo

  • São Paulo: 1 MBA
  • Franca: 1 MBA
  • Baruerí: 1 MBA

Rio de Janeiro

  • Rio de Janeiro: 2 MBA e 1 MPP

Paraná

  • Curitiba: 1 MBA

Mato Grosso

  • Cuiabá: 1 MBA

Minas Gerais

  • Belo Horizonte: 1 MBA

Leia também

Treinamento de mergulho revela 200 quilos de cocaína escondidos em navio no Porto de Imbituba