Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (21), aconteceu a chancela oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ao Geoparque Global Caminho dos Cânions do Sul, de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Com isso, o parque é reconhecido como território de relevância geológica internacional. Agora, integra oficialmente a Rede Global de Geoparques.

— Esse é um momento histórico para Santa Catarina. Estamos orgulhosos e queremos convidar a todos para comemorarmos essa conquista que irá impulsionar e fortalecer o turismo do nosso Estado — disse o presidente da Santur, Henrique Maciel.

A cerimônia foi realizada de forma virtual, com transmissão pelo canal oficial da Rede Global de Geoparques da Unesco, no YouTube.

Continua depois da publicidade

Os geoparques são os territórios do futuro, conforme a Unesco, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades.

O Caminhos dos Cânions do Sul é formado por quatro municípios de Santa Catarina (Praia Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande) e três do Rio Grande do Sul. O território abrange uma área total de 2.830 km2 e cerca de 74 mil habitantes.

O Brasil tem três representantes na lista, sendo o primeiro deles o Geoparque Araripe, no Ceará, reconhecido em 2006. Os Caminhos dos Cânions do Sul e o Geoparque Seridó, do Rio Grande do Norte, receberam o título ao mesmo tempo.

Destaques do NSC Total