nsc
nsc

Negócios SC

Geração de emprego em Santa Catarina é destaque nacional

Estado participa de mais da metade dos empregos gerados no Brasil e se prepara para criar novos postos de trabalho no final de ano

17/11/2021 - 10h26 - Atualizada em: 18/11/2021 - 15h56

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
SC se destaca pelas oportunidades
SC se destaca pelas oportunidades
(Foto: )

A revisão dos dados de 2020 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi um balde de água fria para o Ministério da Economia. Em vez do saldo positivo de 142.690 postos de trabalho, como inicialmente divulgado, a geração de emprego no Brasil fechou o ano com 75.883 vagas. Já em Santa Catarina o saldo foi de 48 mil postos.

Mas nem tudo são más notícias. Essa revisão destaca ainda mais o cenário diferenciado da criação de emprego no Estado. Santa Catarina não só teve o melhor desempenho do País nesse aspecto, como foi responsável por 63% das vagas no Brasil nesse período.

Agora as vendas de final de ano e a retomada do turismo de verão prometem ampliar essa oferta de trabalho. Ótima perspectiva para os catarinenses!

Comércio se prepara para o final de ano

O tempo pode estar particularmente frio para novembro, mas as vendas de Natal prometem ser mais quentes neste ano. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um crescimento de 3,8% no volume de vendas em 2021, frente ao ano anterior. A dúvida do comércio é sobre como conquistar o consumidor que está controlando mais os gastos e nós trouxemos dicas a respeito no portal.

Saiba como se preparar para as vendas de fim de ano.

Setor náutico gera emprego e renda no Estado

Navegar é preciso — e bom para Santa Catarina. A Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar) estima um crescimento de 10% na venda de embarcações de lazer em 2021 frente ao ano anterior. Isso impacta diretamente e positivamente a economia do Estado, que possui o maior polo náutico do Brasil. Além disso, segundo a Acobar, uma única instalação de apoio náutico com 300 embarcações é capaz de gerar 780 postos de trabalho e R$ 141 milhões para a economia local.

Conheça mais dados do mercado náutico em Santa Catarina.

Dois anos de Tech SC

A vitrine da inovação catarinense faz aniversário. Nesses dois anos de Tech SC, programa matinal dos domingos na NSC TV sob o comando de Rúbia Laidens, já foram apresentadas mais de 300 empresas inovadoras de Santa Catarina. Para muitos empreendedores, o vídeo da participação é o primeiro material institucional que eles têm para divulgar seu negócio.

Entenda a importância do Tech SC para as empresas.

Koerich mostra por que é “Gente Nossa”

Durante a pandemia, a rede varejista Koerich entregou mais de 150 toneladas de alimentos para comunidades carentes, liberou Wi-Fi nas lojas para que crianças e jovens pudessem acompanhar as aulas, desenvolveu ações com pessoas em situação de rua e fomentou os pequenos negócios catarinenses. Essa postura no enfrentamento da crise sanitária foi reconhecida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que homenageou a empresa na figura de seu presidente, o empresário Antonio Koerich. Isso é ser Gente Nossa!

Veja as outras empresas homenageadas na ocasião.

Acompanhe as novidades do Negócios SC também no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Leia também

Comércio catarinense entra em contagem regressiva para a Black Friday

Veja as últimas notícias e pesquisas sobre mercado em SC

Supermercados, cooperativas e mais: os setores que cresceram no Estado

Colunistas