nsc
nsc

Update Negócios SC

Supermercados, cooperativas e mais: os setores que cresceram no Estado

Veja os setores em crescimento em Santa Catarina com os dados do Negócios SC

25/10/2021 - 10h07

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Supermercados, cooperativas e mais: os setores que cresceram no Estado
Supermercado é um dos setores que cresceram no Estado
(Foto: )

Santa Catarina mostra que foi possível crescer em meio à pandemia. São tempos desafiadores, sem dúvida, mas diferentes setores da economia catarinense souberam se adaptar, resistir e até se desenvolver.

No Negócios SC, trouxemos alguns exemplos disso. Mostramos como as vendas em supermercados no Estado tiveram um crescimento de 9,65% em 2020, na comparação com o ano anterior, segundo a Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Falamos também do setor moveleiro, que teve uma alta de 2,4% na produção industrial, entre outros casos.

Quer ver mais? Leia a seguir todos os temas da semana!

Cooperativistas ganham destaque em projeto da NSC

Três milhões de pessoas é muita gente, quase metade da população de Santa Catarina. Esse é o número de associados às cooperativas catarinenses, que em 2020 registraram R$ 50 bilhões em receita e empregaram mais de 73 mil trabalhadores. Para ressaltar a importância desse modelo de negócio baseado no bem comum, a NSC lançou o projeto SC+ Cooperativismo. Você vai se surpreender!

Saiba mais sobre o papel das cooperativas em Santa Catarina.

Para supermercados, adaptação é essencial

Enquanto o consumidor olha para os preços, o setor supermercadista olha para o comportamento de consumo. Na busca por economia, o público tem comprado cada vez mais no atacarejo. Provavelmente você também, como já fazem seis em cada dez famílias brasileiras, segundo a Nielsen. Mas essa é apenas uma das tendências que estão mudando a cara dos supermercados no Brasil.

Veja outras tendências do setor supermercadista.

Setor moveleiro cresce em Santa Catarina

Quem casa quer casa. E quem faz home office? Quer móveis novos para o lar. Não à toa, a venda de móveis no Brasil aumentou 11,9% em 2020, segundo o IBGE, como reflexo da pandemia. Isso impactou o setor em Santa Catarina, que precisou contornar até a escassez de matéria-prima para crescer. E cresceu: 2,4% no ano passado.

Agora, o que o setor moveleiro precisa para continuar em alta?

O bem-estar em Chapecó tem novo endereço

Sorrir faz bem. Um simples sorriso pode nos deixar com melhor humor, mais criativos e até mais atraentes. Por isso cuidar da saúde bucal é tão importante, afinal, trata-se também de uma questão de bem-estar. Pensando nisso, um novo espaço em Chapecó promete oferecer o melhor atendimento à região.

Conheça a clínica odontológica Diamond Chapecó.

Um mercado mais perto de você

Não foram apenas os supermercados que cresceram na pandemia. A Fast4you Home Market, rede de mercados de autosserviço em prédios e condomínios, chegou a quase 70 unidades franqueadas em pouco mais de um ano. Daiane Vanoni e Marcelo Oliveira contam no podcast como foi essa rápida ascensão do negócio.

Ouça o episódio no Spotify, Deezer ou SoundCloud.

Inovação no transporte compartilhado

A tecnologia mudou praticamente tudo. Até pegar caronas não é mais da mesma forma e a BlaBlaCar foi uma das empresas que inovaram nesse sentido. Agora, os planos são de avançar no mercado de ônibus e ampliar sua participação nos transportes pelo Brasil. Frédéric Ollier, vice-presidente na América Latina para a unidade de ônibus da BlaBlaCar, conta mais detalhes a respeito.

Ouça o episódio no Spotify, Deezer ou SoundCloud.

Acompanhe as novidades do Negócios SC também nas redes sociais:

Instagram | Facebook | LinkedIn | YouTube

Leia também

7 temas sobre o futuro do marketing e dos negócios para acompanhar

Veja dados sobre o Dia do Cliente, a geração Z e a indústria catarinense

O significado de ESG, as vendas no varejo on-line e mais temas da semana

Colunistas