Após cinco meses desde o episódio que marcou a vida de Jair Aguiar, o ex-gerente envolvido em uma polêmica com o padre Fábio de Melo está prestes a lançar um livro. Para o morador de Joinville, a narrativa marca um momento de superação, fé e reconstrução depois de episódios de dor.

Continua depois da publicidade

Ao NSC Total, Jair conta que esta não é a sua primeira experiência com a escrita, mas é a mais significativa em sua vida. Ele conta que o livro, intitulado “Entre ausências e presenças, memórias de infância e recomeços”, começou a ser escrito há dez anos, mas apenas mais recentemente conseguiu finalizar o projeto.

— Sempre escrevi como uma forma de organizar meus pensamentos e expressar sentimentos, mas foi durante momentos difíceis da minha vida que percebi o poder da escrita para transformar dor em aprendizado e esperança — explica.

Para o morador de Joinville, o livro nasceu da necessidade de compartilhar sua própria história e mostrar que, mesmo nas situações mais desafiadoras, é possível recomeçar, encontrar força e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. 

Ex-gerente faz apelo para que as pessoas parem de atacar padre Fábio de Melo: “Já o perdoei”

Continua depois da publicidade

O episódio que ocorreu em maio deste, após uma confusão com o padre Fábio de Melo numa cafeteria, que resultou no desligamento de Jair do cargo de gerente, não é o foco do livro, mas o influenciou. 

— Este livro e toda minha trajetória refletem muito sobre perdão e recomeço, que são valores que venho cultivando na minha vida. Não é um livro sobre o padre em si, mas sobre como podemos encontrar força para seguir adiante, mesmo diante de situações extremamente difíceis — comenta.

Recomeço após momento delicado

Desde a ocasião, Jair passou por problemas de saúde e precisou ser afastado de qualquer função, seja no trabalho ou na faculdade, e passa por tratamento psicológico. Apesar disso, o ex-gerente afirma que quer que este novo momento de vida seja marcado pela superação.

—  A mensagem que quero transmitir é justamente essa: a vida continua, e sempre podemos buscar cura, equilíbrio e esperança, independentemente dos desafios que enfrentamos — avalia.

Continua depois da publicidade

Após a polêmica, Jair chegou a mover um processo contra o padre, que corre em segredo de justiça. Para ele, mais do que qualquer questão financeira, o que busca com a ação é justiça e reconhecimento pelo que passou.

— Mas o mais importante para mim é aprender com essa experiência e me fortalecer para recomeçar. Hoje, meu sentimento é de esperança e foco em transformar tudo isso em algo positivo — comenta.

Jair conta que o livro, que acompanha toda a sua trajetória, não tem data para lançamento, pois não tem recursos suficientes para a publicação por meio de uma editora. No entanto, ele afirma que se dedica para que a obra seja lançada e que a mensagem chegue ao público.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Como são as gravuras de Bobbie Goods criadas por artistas de Joinville em novo livro

Modelo que já viajou o mundo como comissária é a nova Miss Joinville: “Mais do que uma coroa”