A gigante alemã Kromberg & Schubert, da indústria automotiva, anunciou o fim das atividades na unidade em Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina. O anúncio foi feito na última sexta-feira (17) e cita um “reposicionamento estratégico” como justificativa para o fechamento da empresa.
Continua depois da publicidade
Com mais de 50 mil colaboradores em mais de 40 localidades no mundo, a Kromberg & Schubert é reconhecida como uma das líderes globais no fornecimento de sistemas elétricos, cabos e componentes plásticos.
A unidade fabril da empresa alemã funcionava em Mafra desde março de 2017, quando o grupo expandiu sua atuação no Brasil. Durante oito anos, a planta se dedicou à manufatura de chicotes elétricos automotivos.
Veja fotos da empresa
No comunicado, a Kromberg & Schubert afirma que a estratégia é voltada “à consolidação e à maior eficiência das operações no país e na América do Sul”. Ainda, a empresa fez um agradecimento para a comunidade local, às autoridades e a todos os parceiros.
A reportagem do NSC Total entrou em contato com a empresa Kromberg & Schubert e com o sindicato responsável, para confirmar a quantidade de colaboradores que atuavam na unidade, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Continua depois da publicidade
Confira a nota da empresa na íntegra
A Kromberg & Schubert do Brasil comunica oficialmente o encerramento das atividades de sua unidade fabril localizada na cidade de Mafra (SC), efetivado a partir de 17 de outubro de 2025. Essa decisão faz parte de um reposicionamento estratégico do grupo, voltado à consolidação e à maior eficiência das operações no país e na América do Sul.
Inaugurada em março de 2017, a planta de Mafra teve papel essencial na história recente da Kromberg & Schubert, dedicando-se à manufatura de chicotes elétricos automotivos com excelência, profissionalismo e dedicação. Foram oito anos de muito trabalho, aprendizado e conquistas, sustentadas pela competência técnica e pelo comprometimento de todos os colaboradores que fizeram parte dessa trajetória.
Durante esse período, enfrentamos e superamos juntos desafios importantes, sempre com resiliência, união e confiança no propósito da empresa. Esses valores permanecerão como legado da equipe de Mafra para toda a organização.
A Kromberg & Schubert expressa profunda gratidão à comunidade local, às autoridades e a todos os parceiros que, desde o início, ofereceram apoio, acolhimento e incentivo ao desenvolvimento das operações. Cada pessoa que contribuiu para essa história fará parte permanente da jornada da Kromberg & Schubert no Brasil.
Continua depois da publicidade
A Kromberg & Schubert do Brasil deseja muito sucesso a todos, bem como às cidades de Mafra, Rio Negro e a região Sul do país.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Atrasada na duplicação, BR-280 pode ficar para atrás também em plano de concessão
Cidade de SC terá portos vizinhos, com acessos rodoviários distantes mil metros





