Os dois novos ministros do governo Lula tomaram posse nos cargos na tarde desta segunda-feira (10), em cerimônia no Palácio do Planalto. A nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, e o novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foram empossados em solenidade com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB),e Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Alexandre Padilha retorna ao ministério que já ocupou entre 2011 e 2014, durante o governo de Dilma Rousseff. Para isso, ele deixou o comando da SRI, responsável pela articulação política do governo. Para esse cargo, Lula optou por um nome de confiança e convidou a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), que era presidente nacional do PT. Gleisi também já teve experiência na articulação do governo quando foi chefe da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff.

Na cerimônia de posse, Padilha prometeu focar na redução das filas de atendimento especializado no SUS.

— Vou trabalhar para buscar o maior acesso e menos tempo de espera para quem procura uma especialidade. Não tem solução mágica — afirmou.

Continua depois da publicidade

A antecessora dele, Nísia Trindade, denunciou um suposto boicote contra a gestão dele, com uma “campanha sistemática e misógina de desvalorização”.

Ministros do governo Lula que já deixaram o cargo

Leia também

De mãe do Guga à entrada do MDB: veja todas as trocas de secretários do governo Jorginho

Desaprovação a Lula ultrapassa 60% em seis estados, aponta Quaest

Entenda porque Alexandre de Moraes pode ser barrado dos EUA se projeto for aprovado