A abertura da novela Vale Tudo desta segunda-feira (21) fez uma homenagem para a cantora Preta Gil, que morreu neste domingo (20). Além de ser ela a voz da trilha sonora de abertura, uma imagem da cantora apareceu na gravação.
Continua depois da publicidade
A música “Brasil”, de Cazuza, que nas duas versões da novela — de 1988 e de 2025 — é cantada na voz de Gal Costa, foi substituída por uma versão cantada por Preta Gil na noite desta segunda. Gal, que faleceu aos 77 anos, é madrinha da cantora.
Veja vídeo
Preta cantou a música no Domingão com Huck, na edição de 30 de março, véspera de estreia da novela. Essa, inclusive, foi a última participação da artista em um programa de televisão.
Além de usar a gravação de Preta Gil, a Globo também mostrou uma foto da cantora no final da abertura da novela “Vale Tudo”.
Os usuários na internet se emocionaram com a homenagem feita. Comentários exaltaram a delicadeza da abertura e pediram para que a versão continuasse nos próximos dias: “Que delicadeza! Ficou lindo. Preta merece. Espero que fique essa versão no ar”, escreveu uma das pessoas.
Continua depois da publicidade
Muitos ainda disseram que a homenagem era para as duas cantoras, por causa da relação entre elas: “Chorei!! Glô, mantém essa versão. Uma homenagem dupla, já que a música original é na voz da Gal, que era madrinha da Preta”, escreveu um usuário.
Preta Gil morre aos 50 anos
Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos. Ela lutava contra quatro tumores diagnosticados no ano passado, em dois linfonodos, no peritônio (com metástase) e na ureter. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora.
Preta lutou contra o câncer anteriormente, e a doença entrou em remissão. Ela havia recebido o diagnóstico de um câncer no intestino em janeiro de 2023 e passou pelo tratamento quimioterápico. Em agosto daquele ano, ela passou por uma cirurgia e, em dezembro, comemorou o fim desta etapa.
No entanto, em agosto de 2024, a cantora voltou a receber o diagnóstico da doença, e recomeçou o tratamento. Em exames de monitoramento, ela foi diagnosticada com dois tumores nos linfonodos, estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo; um nódulo no ureter, tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga; e metástase no peritônio, câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.
Continua depois da publicidade
Por recomendação de sua equipe médica, a cantora foi para os Estados Unidos para uma consulta com uma especialista nos tipos de tumor que ela tinha, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico. No final de janeiro, ela anunciou que passaria a usar uma bolsa de colostomia definitiva.
A cerimônia de despedida da cantora acontecerá nos próximos dias, no Rio de Janeiro, segundo a assessoria do cantor Gilberto Gil. A família diz que o desejo da artista era ser velada no Theatro Municipal.
Além do local, a carnavalesca e criadora do Bloco da Preta deixou outro pedido à família: que o cortejo do corpo fosse feito em um trio elétrico. Ainda não há confirmação sobre a data e o local, tampouco se o corpo será cremado ou enterrado.
*Com informações de gshow e O Globo
Leia também
Família de Preta Gil confirma local do velório e data para chegada do corpo ao Brasil
Paixão de Preta Gil pelo pai do seu único filho começou durante versão original de Vale Tudo




