A cerimônia de despedida da cantora Preta Gil acontecerá nos próximos dias, no Rio de Janeiro, segundo a assessoria do cantor Gilberto Gil. A família diz que o desejo da artista era ser velada no Theatro Municipal. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Além do local, a carnavalesca e criadora do Bloco da Preta deixou outro pedido à família: que o cortejo do corpo fosse feito em um trio elétrico.
Ainda não há confirmação sobre a data e o local, tampouco se o corpo será cremado ou enterrado. No momento, a família está cuidando dos trâmites para o translado do corpo, que só deve chegar à capital fluminense a partir de quarta-feira (23).
Morte de Preta Gil: como foram os últimos dias de tratamento contra o câncer nos EUA
Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova York. Ela lidava com complicações de um câncer de intestino e fazia um tratamento experimental contra a doença nos EUA.
Continua depois da publicidade
Entenda o câncer de Preta Gil
A cantora recebeu o diagnóstico de um câncer no intestino em janeiro de 2023 e passou pelo tratamento quimioterápico. Em agosto daquele ano, ela passou por uma cirurgia e, em dezembro, comemorou o fim desta etapa.
No entanto, em agosto de 2024, a cantora voltou a receber o diagnóstico da doença, e recomeçou o tratamento. Em exames de monitoramento, ela foi diagnosticada com dois tumores nos linfonodos, estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo; um nódulo no ureter, tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga; e metástase no peritônio, câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.
Assim, foi preciso reiniciar o tratamento, que foi interrompido em novembro para passar por uma cirurgia de urgência, para substituir um cateter usado para drenar a urina do rim para a bexiga. Ela foi diagnosticada com cálculos renais após sentir dores na região dos rins.
O tratamento não surtiu o efeito esperado e uma nova cirurgia para a retirada dos tumores foi recomendada. O procedimento cirúrgico durou 21 horas e Preta ficou internada desde então.
Continua depois da publicidade
Por recomendação da equipe médica, a cantora foi para os Estados Unidos para uma consulta com uma especialista nos tipos de tumor que ela tinha, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico. No final de janeiro, ela anunciou que passaria a usar uma bolsa de colostomia definitiva. Desde então, ela estava em tratamento experimental em Nova York.
Como são os hospitais dos EUA onde Preta Gil estava tratando o câncer
Veja fotos de Preta Gil
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia também
“Uma das pessoas mais queridas para mim”, diz Caetano Veloso sobre morte de Preta Gil
Governo e prefeitura do RJ decretam luto de três dias pela morte de Preta Gil






