A Globo se pronunciou, nesta quarta-feira (5), sobre a denúncia feita por Taís Araújo ao compliance da emissora contra a autora de Vale Tudo, Manuela Dias. Em nota, enviada à Folha de S. Paulo, o canal reforçou o compromisso com a diversidade em suas obras e destacou que tem muito orgulho da produção do remake.

Continua depois da publicidade

O caso começou em agosto, quando Taís procurou Manuela para falar que não estava contente com a história da sua personagem na novela. A atriz informou que Raquel era mais uma negra escrita para sofrer demasia e informou que estava sendo pressionada por entidades do movimento negro de que faz parte.

Denúncia de Taís Araújo contra Manuela Dias para a Globo divide opiniões do público

Na ocasião, Manuela discordou de Taís, momento em que as duas tiveram uma grande discussão. A artista, no entanto, decidiu levar o relato para o compliance da Globo, com o intuito de ajudar a empresa a discutir como ela retrata pessoas negras em novelas.

Em agosto, Taís deu uma entrevista à revista Quem e tornou pública a insatisfação com os rumos da personagem na novela. Chateada com a fala, Manuela Dias também entrou com queixa contra Taís no compliance da Globo, com a alegação de quebra do código ético da empresa. Segundo apurado pela Folha de S. Paulo, a emissora investiga os casos.

Continua depois da publicidade

Em nota, a Globo não mencionou sobre as denúncias, mas destacou que Vale Tudo já entrou para a história da dramaturgia brasileira e destacou que sente “muito orgulho” da novela.

Veja a nota na íntegra

“A Globo tem muito orgulho do remake de Vale Tudo, exibido recentemente. A novela já entrou para a história da dramaturgia brasileira e é um exemplo bem-sucedido de atualização de uma grande obra do passado. Vale Tudo reforça também o compromisso de toda a Globo com a diversidade”.

Veja o elenco de Vale Tudo