nsc
    dc

    Tecnologia

    Golpe do perfil falso ganha força em SC: confira dicas para evitar

    Segundo a Polícia Civil, as ações cresceram nos últimos meses, explorando o isolamento social e as vulnerabilidades de pessoas, empresas e autoridades

    05/09/2020 - 07h00

    Compartilhe

    Por Fabrício Vitorino
    fake
    Perfil Fake.
    (Foto: )

    Os golpes envolvendo a criação de perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens ganharam força em Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, as ações cresceram nos últimos meses, explorando o isolamento social e as vulnerabilidades de pessoas, empresas e autoridades.

    > Dois suspeitos de usar nomes e fotos de policiais para crime de extorsão são presos no RS

    Os golpes utilizam “engenharia social”, que nada mais é do que obter informações em fontes abertas e, a partir delas, manipular psicologicamente as pessoas para obter vantagens – no caso, dinheiro. Por isso, é preciso muito cuidado com o que se compartilha na internet.

    > Criminosos do "golpe dos nudes" usam perfil falso com foto de delegado de SC para extorquir vítimas

    Vale lembrar que denúncias podem ser feitas Denúncias ao 181 ou no WhatsApp (48) 98844-0011. A Polícia Civil e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de SC criaram uma cartilha para ajudar acabar com essa ameaça virtual:

    > Configuração da verificação em duas etapas nos aplicativos de mensagens e redes sociais. (Para evitar perder o acesso caso sofra uma tentativa de invasão).

    > Ajustar o aplicativo de mensagens para não mostrar a foto de perfil para quem não estiver salvo em sua lista de contatos.

    > Configurar o perfil na rede social (Facebook, Instagram) para ocultar dados de contato (e-mails e telefone celular).

    > Nunca repasse para terceiros senhas e outros códigos recebidos.

    Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas