Representantes do Governo de Santa Catarina e da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) se reuniram para discutir o potencial da indústria catarinense, com foco no setor aeroespacial. O encontro ocorreu em Florianópolis, no dia 30 de setembro.

Continua depois da publicidade

A reunião teve como objetivo planejar um cluster, ou conjunto de empresas, em Santa Catarina. Representantes da Embraer apontaram nortes para investimento e desenvolvimento no Estado, que atenderiam algumas carências do setor aeroespacial como:

  • Tecnologias de sensores;
  • Comunicações;
  • Manufaturas avançadas;
  • Certificações;
  • Montagem de assentos; e
  • Propulsores elétricos.

— Foi um encontro muito importante, voltado a pensar o futuro aeroespacial em Santa Catarina. Nosso objetivo era simples, mas desafiador: ao final do encontro, responder à pergunta central: como podemos unir iniciativas e criar um cluster aeroespacial no Estado para fortalecer o setor industrial e tecnológico? — declarou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

O encontro foi organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), em conjunto com o Sapiens Parque, localizado no Norte da Ilha, e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).

Continua depois da publicidade

Veja fotos do encontro entre Embraer e SC

O que é um cluster?

Um cluster de empresas consiste no agrupamento de diferentes negócios que se conectam por relações empresariais. Ou seja, eles envolvem organizações do mesmo setor ou indústria que atuam em conjunto para alcançar certos objetivos.

O que diz a Embraer?

— É sempre um prazer ter esse tipo de reunião aqui com atores do Estado e da iniciativa privada de Santa Catarina, porque é impressionante a quantidade de tecnologia que se desenvolve aqui. Fizemos ótimos contatos aqui e conseguimos consolidar um conhecimento sobre o estado que, em abrangência, teria levado muito tempo. Esperamos que os resultados dessa reunião tragam novas colaborações produtivas entre a Embraer e Santa Catarina — relatou o gerente sênior de Desenvolvimento de Equipamentos Eletrônicos da Embraer, Miguel Teruel.

A equipe da Embraer foi composta por Teruel, pelo gerente de Cooperações Tecnológicas e Propriedade Intelectual, Pedro Salles, pelo Relações Institucionais para Desenvolvimento Tecnológico, Fábio Almeida, e pelo diretor de Programas de Desenvolvimento Tecnológico, Maurílio Albanese.

Continua depois da publicidade

Quem foram os representantes de SC?

Além do presidente da Fapesc, o governo estadual foi representado pelo secretário de CTI, Edgard Usuy, pelo secretário adjunto de Estado do Planejamento, Lucas Amancio, pelo presidente da InvestSC, Renato Lacerda e pelo diretor presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira. A agenda ainda teve participações de outros setores do Estado.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia mais

Empresa de SC negocia com a Embraer e quer fazer o faturamento decolar