Das cinco cidades catarinenses com mais inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, três estão localizadas na região da Grande Florianópolis. Somente em São José, Florianópolis e Palhoça, municípios conectados diretamente, 28.100 pessoas farão o primeiro dia de prova neste domingo (9). Para não encontrar as estradas congestionadas e evitar atrasos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) dá dicas para que os candidatos se programem.

Continua depois da publicidade

A primeira dica é em relação ao local de aplicação da prova. O Inep recomenda que os candidatos confiram seu Cartão de Confirmação para consultar o endereço e os horários da aplicação. Neste domingo, a prova é composta por 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além de uma redação.

Os portões abrem ao 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30min, no horário de Brasília. Já o término da prova acontece as 19h.

Antes do dia da prova, simule o trajeto para saber o tempo médio previsto para o deslocamento até o local onde o exame será aplicado. Pode ser por meio de plataformas ou aplicativos e localização.

Sair de casa com antecedência também sempre será a melhor opção. Os candidatos devem lembrar que a o fechamento dos portões é pontual e, depois de fechado, ninguém mais entra no local de prova.

Continua depois da publicidade

Grande movimentação na região metropolitana de Florianópolis

Só em Florianópolis, serão 15.688 pessoas fazendo a prova. Dessas, 4.291 são concluintes do ensino médio. Outra cidade com grande movimentação é São José, a quarta cidade catarinense mais populosa do Estado. No município, serão 6.455 candidatos, sendo 2.075 pessoas que estão concluindo o ensino médio.

Já em Palhoça, serão 5.957 candidatos, sendo 5.040 concluintes do ensino médio.

Por enquanto, apenas Florianópolis anunciou medidas específicas para este domingo de provas. Os estudantes terão direito a transporte público gratuito. O benefício será ofertado para candidatos que possuam cartão estudante ou estudante social. Ou seja, aqueles que não possuem vínculo com alguma instituição de estudo, não terão direito. Serão ofertados dois deslocamentos gratuitos — o transporte de ida, e de volta.

Veja o ranking de cidades com mais inscritos

  • Florianópolis: 15.688 candidatos
  • Joinville: 12.369 candidatos
  • São José: 6.455 candidatos
  • Blumenau: 6.095 candidatos
  • Palhoça: 5.957candidatos

Mais de 4,81 milhões de candidatos farão a prova no domingo

Continua depois da publicidade