Seis regiões catarinenses estão sob alerta amarelo para tempestades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até a madrugada desta sexta-feira (1a). Isso ocorre por conta de uma frente fria que se aproximou do Estado durante a madrugada de quarta, conforme já havia alertado a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
As regiões incluídas no alerta são o Oeste, Sul e Norte catarinenses, Serrana, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Segundo o Inmet, as chuvas podem chegar aos 50 milímetros, e os ventos devem ficar entre 40 e 60 km/h. Há risco ainda para queda de granizo até às 2h.
Veja as recomendações do Inmet
O Inmet usa um sistema de alertas padronizado por cores (amarelo, laranja e vermelho) com base na gravidade do evento meteorológico, como chuvas, ventos e quedas de temperatura.
O alerta de tempestades também vale para o Rio Grande do Sul e Paraná, que sofreu com um tornado que deixou sete mortos no último final de semana.
Continua depois da publicidade
Frente fria deixa o tempo instável em SC pelo resto da semana
Na quinta-feira, o tempo continua instável em Santa Catarina por conta da atuação de uma frente fria que chegou ao Estado na quarta-feira, segundo a Defesa Civil. Há variação de nuvens e condições para pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde, ainda por influência do fenômeno — que se afasta para o mar na altura do litoral catarinense.
As temperaturas variam pouco ao longo do dia dos planaltos ao litoral, com mínimas em torno de 15°C e de 10°C na Serra e com máximas que não passam dos 20°C. No Grande Oeste, o sol aparece um pouco mais e, por isso, as máximas se aproximam dos 27°C. O vento será fraco e com direção variada nas regiões catarinenses.
Na sexta-feira (14), as condições se mantém, com presença e variação de nuvens, além de condições para pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Grande Oeste a qualquer momento do dia, em especial à tarde. Dos planaltos ao litoral, a chuva ocorre de forma mais fraca e bem isolada.
No amanhecer, temperaturas mínimas entre 10°C e 13°C nos planaltos e variando entre 15°C e 19°C nas demais regiões catarinenses. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Grande Oeste e variam de 20 a 24°C no restante do Estado.
Continua depois da publicidade
O vento volta a predominar de nordeste em toda Santa Catarina, com intensidade fraca a moderada.
Já no sábado (15), o calor combinado à uma baixa pressão no interior do continente mantém o tempo instável e com condições para pancadas de chuva e temporais isolados no oeste catarinense, segundo a Defesa Civil.
Dos planaltos ao Litoral, a nebulosidade continua variando e mantendo a condição para chuva isolada, sobretudo nos extremos do dia. No domingo (16), a instabilidade aumenta com a formação de outra frente fria no Rio Grande do Sul, que provoca chuva e temporais a partir do final da manhã nas áreas de divisa com Santa Catarina.
Há chance de temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo. Entre o final da tarde até a madrugada de segunda-feira (17) estes temporais se espalham para as demais regiões do Estado.
*Sob supervisão de Luana Amorim





