A quinta-feira (27) terminou com intensos temporais em municípios do Oeste de Santa Catarina. Por volta das 19h, a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê emitiu alertas para a possibilidade de raios, ventos fortes e enxurradas, especialmente nas cidades de Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, Ouro Verde, Passos Maia, São Domingos e Vargeão.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As previsões se confirmaram e, nas horas seguintes, diversas ocorrências foram registradas.

Em Xanxerê, as fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento causaram alagamentos e inundações em vários pontos da cidade, levando à interdição temporária de vias importantes como as ruas Papa João XXIII, General Osório, Marechal Deodoro da Fonseca e as avenidas La Salle e Brasil.

A BR-282, que cruza o município, também apresentou pontos de alagamento nas proximidades do viaduto e do trevo da Femi.

Continua depois da publicidade

Em Faxinal dos Guedes, houve registro de alagamento pontual com invasão de água em uma residência. Apesar dos transtornos, não houve relatos de desalojados ou desabrigados.

Já em Vargeão, as chuvas vieram acompanhadas de granizo na comunidade de Linha Serra Preta. Até o momento, não há confirmação de danos materiais ou feridos.

Em Xaxim, as precipitações intensas e os ventos fortes provocaram alagamentos localizados. Mas, o Corpo de Bombeiros da cidade apenas foi acionado para atender uma ocorrência de queda de árvore e limpeza de pista em via secundária em Cordilheira Alta.

Veja imagens do ocorrido

Continua depois da publicidade

Outros municípios, como Abelardo Luz, Bom Jesus, Ipuaçu e Ouro Verde, também foram afetados, registrando interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Segundo a Defesa Civil, mais de 1,5 mil unidades consumidoras atendidas pela Celesc e cerca de 5 mil pela Dcelt ficaram temporariamente sem luz.

De acordo com Luciano Peri, coordenador regional da Defesa Civil em Xanxerê, as equipes permanecem mobilizadas e seguem em monitoramento constante, prestando assistência às comunidades atingidas. Os levantamentos sobre os danos e prejuízos continuam em andamento.

Volumes de chuva registrados

Entre 15h38min e 21h38min de quinta-feira (27), os maiores volumes de chuva foram registrados em:

Continua depois da publicidade

  • Ponte Serrada: 85,6 mm
  • Mondaí: 80,4 mm
  • Xaxim: 44,2 mm
  • Itá e Chapecó: 40,4 mm

Já o balanço mais recente da Defesa Civil, que considera o período entre 5h48min de quinta-feira e 5h48min de sexta-feira (28), apontou os seguintes acumulados:

  • Ponte Serrada: 102,8 mm
  • Mondaí: 101,4 mm
  • Abelardo Luz: 73 mm
  • Quilombo: 69,8 mm
  • Itá: 64 mm
  • Xaxim: 63,8 mm
  • Campo Erê: 57,6 mm
  • Pinhalzinho: 57,4 mm
  • Chapecó: 55,4 mm
  • Caibi: 53.4 mm
  • Anchieta: 49 mm
  • Porto União: 48 mm

Ocorrências em Chapecó

Na Capital do Oeste, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para diversas ocorrências relacionadas à queda de árvores.

No bairro Passo dos Fortes, por volta das 18h15min, o Corpo de Bombeiros foi acionado para averiguar uma árvore de grande porte caiu sobre uma edificação na rua Condá, ficando entre os fios da rede elétrica.

Continua depois da publicidade

Veja vídeos

Devido ao risco envolvido, os bombeiros decidiram adiar a remoção para a manhã desta sexta-feira, com o uso de guincho e o desligamento da energia. A Defesa Civil foi acionada e prestou apoio à família afetada, encaminhando as medidas necessárias.

Por volta das 18h40min outro acionamento, desta vez porque uma árvore caiu lateralmente na rua Berlin, no bairro Líder, obstruindo a saída de uma garagem. A guarnição da Efapi realizou a remoção com motosserra, deixando os galhos temporariamente sobre a calçada.

Pinhalzinho e região

Em Pinhalzinho, equipes dos Bombeiros foram chamadas por volta das 18h para atender ocorrências na BR-282, nas proximidades de Nova Erechim e Nova Itaberaba. Árvores de pequeno porte e pedras foram encontradas sobre a pista. Apesar de não bloquearem totalmente a rodovia, os obstáculos aumentavam o risco de acidentes e precisaram ser removidos.

Leia mais

Câmera escondida que filmava mulheres no banheiro é descoberta em lanchonete de Joinville

Corpo encontrado em dunas no Sul de SC pode ser de mulher desaparecida há 8 meses