Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, registrou a segunda morte por chikungunya na última segunda-feira (17). A vítima é uma idosa de 86 anos, identificada como Jurema Musa Rebelatto, que morava no bairro Tonial. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a paciente apresentava comorbidades.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ainda de acordo com a vigilância, ela estava internada na UTI do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, desde o dia 9 de março. A coleta de material para exame foi realizada no dia seguinte e deu positivo para a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Nas redes sociais diversas pessoas lamentaram a morte de Jurema:

“Meus sentimentos a todos da família. Dona Jurema, uma pessoa muito querida, ótima mãe. Que Deus te acolha com os braços abertos”, escreveu uma conhecida.

Continua depois da publicidade

“Meus sentimentos. Uma amiga e uma vizinha muito querida. Que o Senhor Jesus receba a senhora nos seus braços”, disse outra.

O corpo de Jurema foi sepultado no cemitério municipal de Xanxerê, na manhã desta terça-feira (18).

Surto da doença

A idosa foi a segunda vítima de chikungunya no município. A primeira foi a jovem Rute Alves, de 22 anos, que morreu no dia 3 de março.

Xanxerê decretou situação de surto da doença. Até a última segunda-feira, 107 casos de chikungunya, cinco de dengue e 358 focos do mosquito constavam no boletim informativo divulgado diariamente pela prefeitura. Mais de 70 pessoas ainda aguardam o resultado dos exames para as doenças, sendo que pelo menos quatro estão hospitalizadas.

“A Vigilância Epidemiológica reforça a importância dos cuidados por parte de toda população, mantendo seus ambientes limpos e sem água parada. Além disso, é imprescindível o uso de repelente. Caso apresente algum sintoma suspeito, é necessário que as pessoas procurem imediatamente uma unidade de saúde para avaliação ou ainda, realizem uma consulta através do serviço de Telemedicina para um rápido diagnóstico”, reforçou a vigilância em nota.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Em surto de chikungunya, cidade de SC registra segunda morte pela doença em menos de um mês

“Uma pessoa feliz”: quem era a jovem que morreu de chikungunya no Oeste de SC