Você já ouviu falar sobre gravidez silenciosa? Com certeza já deve ter escutado algum caso em que a mulher descobriu a gravidez somente na hora de dar a luz, ou em uma fase já avançada da gestação.
Chamado de gravidez silenciosa, esse processo não é tão comum, contudo, é completamente possível de acontecer. Em muitos casos, a mulher não apresenta sintomas, o que dificulta a identificação. A seguir, saiba mais sobre a gravidez silenciosa e quais são seus riscos.

Continua depois da publicidade

Entenda também como identificar uma possível gravidez silenciosa e fique por dentro de mais informações sobre o caso, além de conferir o que acontece no corpo quando essa gravidez acontece. Antes de continuar a leitura, saiba que este é apenas um texto informativo e que se você tem dúvidas, é importante sempre consultar um médico.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

O que é gravidez silenciosa?

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante.

Continua depois da publicidade

Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga. Além disso, o bebê pode se manter quieto por muito tempo, dificultando que a mulher perceba movimentos. Mesmo quando ocorrem, podem ser confundidos com algum problema de saúde.

O principal sintoma da gestação é o atraso na menstruação. Para mulheres que menstruam todos os meses, sempre na mesma época, é relativamente fácil identificar o atraso. Contudo, para mulheres que possuem ciclos irregulares, isso se torna mais difícil.

Por que os calendários existem?

Mulheres com ovários policísticos podem ficar por vários meses sem menstruar, além de apresentar dificuldades para gestação. Desse modo, uma mulher com ovários policísticos pode apresentar a gravidez silenciosa.

Continua depois da publicidade

Algumas mulheres podem apresentar sangramentos recorrentes durante a gravidez, provocando confusões em relação a menstruação. Do mesmo modo, o uso de anticoncepcionais pode ajudar a esconder a gestação, principalmente para mulheres que fazem uso de forma contínua. Afinal, essas mulheres não menstruam devido ao uso do contraceptivo.

A gravidez silenciosa também é mais comum em mulheres obesas. Em situações como essa, o desenvolvimento da barriga não se torna evidente, devido ao acúmulo de gordura abdominal que pode disfarçar o aumento do útero.

Quais são os sintomas?

A gravidez silenciosa pode ser difícil diagnosticar. Para mulheres que acham que estão grávidas, mas tem dificuldade de identificar sinais e sintomas, como o atraso da menstruação ou ganho de peso, outros sinais e sintomas podem estar presentes. Confira quais são.

Continua depois da publicidade

Seios doloridos ou sensíveis

Os hormônios que estimulam as glândulas mamárias a amamentação no futuro podem provocar dores e sensibilidade nos seios. Além disso, o aumento no volume das mamas também pode ser notado.

Escurecimento da aréola

Durante a gestação, as aréolas podem se tornar mais escuras do que o normal. Isso porque ocorre aumento de fluxo sanguíneo na região das mamas.

Cólicas

A cólica pode ser um indicativo da gestação. Ela é mais frequente logo nas primeiras semanas, causada pelo aumento do fluxo sanguíneo no útero, assim como a adaptação ao seu crescimento.

Continua depois da publicidade

Cansaço ou sono excessivo

Durante as primeiras 12 semanas de gestação, a mulher sente mais sono e cansaço. Isso porque, o organismo está adaptando o metabolismo para fornecer a energia necessária para o desenvolvimento da criança.

Variações de humor

Nas primeiras semanas, é possível perceber a variação de humor, como falta de paciência, choro ou medo. Essas alterações hormonais são normais na gestação, e causam desequilíbrio nos neurotransmissores, afetando o humor.

Enjoo e aversão a cheiros

Também parte dos sintomas está a aversão aos cheiros, que se tornam especialmente desagradáveis. Aliado a isso, estão os enjoos e a sensação de náusea frequente, muitas vezes acompanhada de vômito.

Continua depois da publicidade

Quais as chances de uma gravidez silenciosa?

Ainda que os relatos se tornem cada vez mais frequentes na mídia e redes sociais, a gravidez silenciosa é considerada rara. A probabilidade dela ocorrer é muito pequena visto que a maioria das gestações apresentam sintomas em alguma fase.

Desse modo, podemos afirmar que a gravidez silenciosa é mais comum entre mulheres que apresentam amenorreia (falta de menstruação), obesas, atletas, e mulheres que fazem uso de anticoncepcional contínuo.

Quais os riscos da gravidez silenciosa?

A gravidez silenciosa apresenta grande risco para mãe e bebê. Isso porque o período gestacional ocorre sem o acompanhamento pré-natal, fundamental para identificar situações que podem colocar a vida da mulher e do bebê em risco.

Continua depois da publicidade

O pré-natal permite diagnosticar problemas e desenvolver tratamentos que possam resguardar a saúde da mãe e do bebê. Com a realização de exames, como de sangue, é possível identificar anemias, diabetes e infecções que, quando não tratadas, podem causar risco de parto prematuro.

A pressão arterial é outro dado importante que deve ser acompanhado durante a gestação, em todas as consultas de pré-natal, assegurando a ausência da pré-eclâmpsia, condição que eleva a pressão arterial da gestante.

Não podemos esquecer da importância dos exames de ultrassom, que permitem o acompanhar o desenvolvimento do bebê no útero. Além disso, o pré-natal é importante para orientar a mulher sobre dores que podem não ser normais, sobre a necessidade de suplementação, indicação de uma dieta mais saudável, e esclarecer as dúvidas e anseios que possam ocorrer diante da gestação.

Continua depois da publicidade

Quando a mulher tem uma gravidez silenciosa, todas essas etapas são perdidas, apresentando maiores riscos de complicações no momento do parto, e também para o desenvolvimento de doenças que poderiam ser tratadas com o bebê ainda no útero.

Como prevenir uma “gravidez silenciosa”

A melhor forma de evitar uma gestação é por meio do uso de métodos contraceptivos durante as relações sexuais. Já a gravidez silenciosa, pode ser evitada mantendo as consultas de rotina com o ginecologista em dia, principalmente para mulheres que apresentam ciclo menstrual irregular ou que por algum motivo não menstruam. Além disso, é importante conhecer o próprio corpo, avaliando as mudanças que podem estar presente.

Leia também