O Grupo Educacional Bom Jesus completa 130 anos em 2026, com uma atuação ampla através de 39 unidades no país, distribuídas entre Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, a instituição conta com nove escolas, nas cidades de Blumenau, Caçador, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Palhoça, Porto Belo e São Bento do Sul.
Continua depois da publicidade
Fundado em 1896, em Curitiba, o Grupo Bom Jesus mantém uma trajetória voltada à formação integral de crianças e jovens, com tradição e inovação. O conceito pedagógico, chamado de Amorografia, é um diferencial da instituição e reúne três pilares: educação de excelência, desenvolvimento socioemocional e valores franciscanos, que orientam as práticas educacionais e as relações entre escola, alunos e famílias.
Estrutura de ensino moderna e foco em tecnologia
Em Florianópolis, o Colégio Bom Jesus Coração de Jesus funciona no Centro da cidade e atende da Educação Infantil ao Ensino Médio. A unidade dispõe de uma infraestrutura completa, com parques coberto e descoberto, brinquedoteca, ginásio poliesportivo, salas de música, dança e arte, auditórios, enfermaria e restaurante. Já os espaços de aprendizagem incluem laboratórios de Informática, Ciências e produção de texto, chamado de Espaço da Palavra, além de uma biblioteca com mais de 12 mil livros.
O Colégio Bom Jesus possui certificação de Escola de Referência Google for Education, selo concedido a instituições que incorporam tecnologias de forma diferenciada ao ensino. Além disso, a equipe pedagógica é formada por profissionais certificados como Google Educadores.
— Com toda essa infraestrutura moderna, estamos aptos a desenvolver soluções e promover um ambiente educacional inovador dentro e fora da sala de aula — afirma a gestora do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus, Cyntia Folly.
Continua depois da publicidade
Os alunos também têm acesso a livros digitais, baseados nas obras impressas e disponíveis em formato PDF, o que facilita o uso em diferentes dispositivos e traz mais praticidade à rotina escolar.
Expansão em Santa Catarina
O colégio mais recente inaugurado em Santa Catarina está localizado no Vivapark Porto Belo, bairro planejado da cidade de Porto Belo, no Litoral Norte catarinense. A unidade oferece ensino regular, programas bilíngue e integral, com ambientes pedagógicos modernos que estimulam a autonomia e o aprendizado ativo.
Assim como em Porto Belo e Florianópolis, o Colégio Bom Jesus de Palhoça também oferece o Programa de Formação de Bilíngues. O projeto prevê a exposição diária à língua inglesa, para integrar o idioma aos componentes curriculares de forma natural e constante.
As unidades de Itajaí e Blumenau tornaram-se Cambridge International Schools, em parceria com o maior provedor de educação internacional do mundo. O currículo internacional é adotado em mais de 10 mil escolas em 160 países e incorpora práticas pedagógicas globais, para ampliar as oportunidades acadêmicas dos alunos.
Continua depois da publicidade
Formação humana e vínculo com a comunidade
A integração entre escola e família é um dos pilares do Grupo Educacional Bom Jesus. As unidades realizam, anualmente, atividades como Dia das Mães, Dia dos Pais, benção dos animais, Mostra do Conhecimento, Feiras de Iniciação Científica, Jogos Internos, Festa Junina, Semana Franciscana e apresentações culturais.
O objetivo é fortalecer os vínculos da comunidade escolar e reafirmar os valores franciscanos que norteiam a instituição.
Um ponto de destaque do Colégio Bom Jesus é a formação socioemocional, desenvolvida pelo Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais, que abrange da Educação Infantil ao Ensino Médio. A iniciativa trabalha temas como resolução de conflitos, prevenção ao bullying, comunicação assertiva e respeito à diversidade.
Outro projeto, o Virtudes e Atitudes, ocorre há mais de 20 anos e envolve alunos, famílias e professores em atividades que promovem a prática de virtudes e o fortalecimento da responsabilidade social.
Continua depois da publicidade
Grupo com tradição em educação
Além da rede de colégios, o Grupo Educacional Bom Jesus conta com outras marcas sediadas em Curitiba. Na educação superior, mantém a FAE Centro Universitário, instituição com mais de seis décadas de história, que oferece cursos de graduação e pós-graduação. Também integram o grupo a Editora Bom Jesus, o Teatro Bom Jesus, o centro de idiomas LaCe – Language Center, a Gráfica Bom Jesus, a empresa Valor Brasil, voltada a produtos promocionais, e o MindHub, hub de inovação.

