nsc
dc

APOLOGIA AO NAZISMO

Grupo invade assembleia virtual de sindicato em SC e divulga imagens de apoio ao nazismo

Sintagri e Associação dos Técnicos Agrícolas de SC encerraram a videoconferência por conta do episódio

19/02/2022 - 16h19 - Atualizada em: 19/02/2022 - 16h33

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Catarina
Por Catarina Duarte
Assembleia ocorria normalmente quando grupo invadiu reunião virtual
Assembleia ocorria normalmente quando grupo invadiu reunião virtual
(Foto: )

Um grupo invadiu a assembleia virtual promovida pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Sintagri) e a associação da categoria nesta sexta-feira (18) para divulgar imagens nazistas. Eles exibiram vídeos e músicas em apologia ao regime ditatorial. Depois de alguns minutos, a reunião foi derrubada pelos organizadores.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O presidente do Sintagri, Antonio Tiago da Silva, conta que o encontro virtual ocorria normalmente na tarde desta sexta quando, no momento em que a tesouraria da entidade prestava contas, um desconhecido entrou na chamada. Ele usava uma imagem da suástica, símbolo nazista, como foto de perfil, e colocou uma música em apologia ao sistema ditatorial de Adolf Hitler enquanto exibia fotos macabras e vídeos sobre o assunto.

— Nós tentamos excluir [o invasor da videoconferência], mas não conseguimos. Estávamos em 133 pessoas na reunião quando isso começou. Quando vi, tinha mais 199 participantes com a mesma imagem da suástica. Fechamos a sala e abrimos outra para continuar — detalha Antonio.

O sindicato possui cerca de 1.700 associados espalhados pelo Estado, diz o presidente. Todos receberam o link da reunião por e-mail. A sede da instituição fica na capital, mas Antonio estava em Blumenau, no Vale do Itajaí, no momento em que iniciou a assembleia virtual.

Como o encontro estava sendo gravado, o presidente usou as imagens para registrar boletim de ocorrência neste sábado (19) no site da Polícia Civil de Santa Catarina, que deve apurar o caso.

Leia também

Vídeo mostra fuga de motorista que matou duas pessoas em Tubarão

Dono faz rifa irregular para tentar recuperar “Saveiro da PRF” apreendida em Balneário Camboriú

Mulher dá à luz dentro de galeria de esgoto em Itajaí e bebê morre

Colunistas