nsc
dc

Alerta

Hemosc precisa de doações de sangue para manter estoque; veja como ajudar

Há necessidade principalmente de doações dos tipos sanguíneos A+, A-, O+ e O-

20/04/2021 - 13h35

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Doação de sangue
Doação de sangue está ocorrendo com horário agendado em SC
(Foto: )

O Hemosc está precisando de doações de sangue para manter o estoque em Santa Catarina. Conforme o centro de hematologia, os níveis atuais estão em alerta principalmente para os tipos A+, A-, O+ e O-.

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a assessora técnica do Hemosc, Michelen Debiasi Ghedin, as doações caíram nos últimos meses por conta do agravamento da pandemia do coronavírus no Estado. Pessoas que tiveram Covid-19 precisam esperar 30 dias para poder doar sangue, e qualquer um que teve contato com casos positivados deve aguardar 14 dias. Desta forma, o fluxo de doadores caiu significativamente.

> Marido de Paulo Gustavo agradece corrente de doação de sangue

- Isso implica na manutenção dos estoques em níveis adequados. Estamos vivendo um momento muito difícil no controle dos estoques sanguíneos. Uma única doação pode salvar várias vidas, por isso pedimos para que as pessoas procurem o Hemosc e doem sangue - destaca Ghedin.

Embora o estoque de sangue tenha diminuído, a demanda atendida pelo Hemosc permanece com as transfusões em clínicas e hospitais. Mesmo com as cirurgias eletivas suspensas na rede pública de saúde, há ainda a demanda das cirurgias de emergência e os atendimentos de acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, violência, entre outros casos.

Para evitar aglomerações, a doação de sangue está funcionando com horário agendado previamente, que pode ser por telefone ou diretamente no site do Hemosc.

Quem pode doar

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação.

Leia também

Coquetel contra Covid-19 tem uso emergencial aprovado pela Anvisa

Médica desaparecida é encontrada às margens da BR-470 no Alto Vale

Colunistas