O conselheiro Herneus De Nadal foi reconduzido ao cargo de presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) para o biênio 2025-2027 nesta terça-feira (11). Ainda, na sessão especial, o conselheiro José Nei Ascari assumiu novamente o cargo de vice-presidente.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A sessão aconteceu no auditório bordô do TCE/SC, às 17h, com a presença de autoridades, e ainda empossou o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior na função de corregedor-geral.
O Pleno do TCE/SC reelegeu por unanimidade os membros da Mesa Diretora para os respectivos cargos no biênio 2025-2027 em eleição no dia 25 de setembro do ano passado.
— A recondução nos dá ainda mais responsabilidade para corrigir os rumos e para dar as melhores respostas à população — afirmou Herneus De Nadal, na ocasião da eleição.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da cerimônia de posse
No discurso de posse, o conselheiro Herneus De Nadal agradeceu a confiança renovada para mais um biênio e o compromisso dos colegas também empossados. Ainda, reafirmou o compromisso com o Estado Democrático de Direito e com os cidadãos.
— O cidadão é o foco das nossas ações, trabalhamos para atender as suas necessidades e interesses, garantindo, através do controle externo, que os recursos públicos sejam aplicados para melhorar a qualidade de vida.
Herneus De Nadal também destacou a importância do diálogo com os órgãos de controle e com os diferentes poderes, assim como de uma atuação preventiva da instituição.
Continua depois da publicidade
— O nosso propósito, a cada auditoria, a cada fiscalização, a cada relatório produzido, tem como finalidade última o atendimento às necessidades mais elementares do cidadão — disse, no discurso de posse.
O que faz o Tribunal de Contas de Santa Catarina
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) tem como função exercer a jurisdição de contas em todo território estadual, atuando junto a Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) e as câmaras de vereadores. Atua de forma autônoma e independente, sendo dotado de autogoverno.
É responsável tanto pela fiscalização contábil, financeira, operacional, orçamentária e patrimonial, quanto pelo julgamento das contas das administrações públicas do Estado e dos 295 municípios catarinenses.
Entre as principais atividades estão avaliar contas prestadas pelo governador do Estado e pelos prefeitos municipais, julgar as contas e avaliar a legalidade dos atos de admissão de pessoal.
Continua depois da publicidade
O TCE também fiscaliza os recursos repassados pelo Estado a municípios, por meio de convênios, e de subvenções a entidades privadas, apura denúncias de supostas irregularidades cometidas em órgãos públicos estaduais e municipais, e exerce o controle fiscal do Estado e municípios catarinenses.
Leia também
TCE faz auditoria sobre descarte de mais de 168 mil doses de vacinas em SC
TCE vê indícios de sobrepreço em licitações para construção de duas novas barragens em SC




