Um homem que não aceitava o fim do relacionamento com a ex-companheira foi condenado por tentar matá-la. O caso aconteceu em julho de 2024, quando o acusado atacou a mulher com um canivete no local de trabalho dela, em Bela Vista do Toldo, cidade do Planalto Norte catarinense. Um ano depois, ele acabou sendo condenado a 16 anos de prisão por tentativa de feminicídio.
Continua depois da publicidade
Segundo o Ministério Público, o casal estava em um processo de separação e o homem não aceitava o fim do relacionamento. Na manhã de 22 de julho, ele foi até o mercado onde a ex trabalhava e a esfaqueou pelas costas com um canivete. Os golpes acertaram o pescoço da vítima, causando perfurações na traquéia e em outras partes do corpo.
A mulher foi socorrida rapidamente e conseguiu sobreviver após diversas cirurgias e vários dias de internação na UTI. No entanto, além de cicatrizes permanentes e danos psicológicos, ela teve sequelas pulmonares e perdeu o baço. Com isso, o réu também foi condenado ao pagamento de R$ 50 mil a título de indenização por danos morais à vítima.
Segundo o Promotor de Justiça, Leonardo Lorenzzon, ‘o caso chocou a pequena cidade em que o crime foi praticado, especialmente diante da brutalidade com que os golpes foram desferidos pelo réu, evidenciando o sentimento de posse em relação à vítima e o desprezo do acusado sobre a vida e a condição da vítima como mulher.
— O Ministério Público segue firme na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, assim, para assegurar que a justiça seja feita — enfatizou. O homem acabou sendo condenado por 16 anos de prisão por tentativa de homicídio qualificado, por feminicídio, motivo fútil, meio cruel e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima. Segundo a sentença, o réu deverá iniciar imediatamente o cumprimento da pena e não poderá recorrer em liberdade.
Continua depois da publicidade
Conheça os tipos de violência e como pedir ajuda
Leia também
Cicatrizes: as marcas do feminicídio
Quem era o trabalhador que morreu prensado em máquina em Joinville
Quatro homens são condenados a mais de 240 anos por morte de jovem após briga em bar de SC