Deputados, prefeitos do Alto Vale do Itajaí e Federação Catarinense de Municípios (Fecam) vêm se manifestando desde a quarta-feira (9) sobre o assassinato de João Schwambach (MDB), chefe do Executivo de Imbuia. Nas redes sociais, é clara a comoção de autoridades sobre o crime que chocou Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O deputado estadual Milton Hobus (PSD), ex-prefeito de Rio do Sul e um dos líderes políticos do Alto Vale, se refere ao homicídio como uma “tragédia” e pede às pessoas “reflexão” e “empatia”.
– Lamento profundamente a morte do prefeito de Imbuia, João Schwambach, um líder trabalhador e muito importante para o nosso Alto Vale. Que Deus ilumine e console a família nesse momento de dor. Essa tragédia nos faz refletir sobre a importância do respeito e da empatia com as pessoas. Não podemos deixar o ódio e a raiva acabarem com os nossos princípios mais elementares de comunhão – resume Hobus.
O também deputado estadual Jerry Comper (MDB), correligionário de Schwambach, postou nas redes sociais uma nota em que se diz indignado com o crime e fala da simplicidade do prefeito de Imbuia:
– O sentimento é de tristeza e indignação por perdermos hoje um amigo. O prefeito João Schwambach, de Imbuia, além de grande amigo, era uma pessoa humilde, simples e trabalhadora. Vá com Deus meu irmão, sentiremos muito a sua falta.
Continua depois da publicidade
Juarez Rodermel (MDB) também lembra de Schwambach como uma pessoa humilde, e lamenta o assassinato por aquilo que se refere como “uma bobagem”.
Para o Alto Vale é muito triste, pela pessoa que o João era. Um cara da comunidade, transparente, que lutava para melhorar a qualidade de vida. Alguém sério, um produtor rural que vive as pessoas. João não tinha desavenças com ninguém, vem de família humilde, da roça. Perdemos um grande amigo por uma bobagem.
Fecam também se manifestou
A Federação Catarinense de Municípios, Associação de Municípios e Consórcios (Fecam) emitiu uma nota de pesar pela morte de João Schwambach em que pede que a sociedade catarinense reflita sobre a violência.
"João Schwambach, prefeito do município de Imbuia, era um político conciliador. Humilde e de bom trato, liderava na política construindo pontes, dialogando, ouvindo e sempre preocupado em aprender. Gestor simples e persistente, administrador fortalecido pela constante presença e determinação, era um líder respeitado e quisto pela sua comunidade. Tragicamente, teve sua vida tolhida em mais um inaceitável episódio de violência, evento inexplicável, situação incompreensível e fato inaceitável como todas as formas que atentam contra a vida e a integridade humana", diz a nota.
Prefeitura decreta luto
A prefeitura de Imbuia decretou luto oficial de três dias, após o assassinato do prefeito João Schwambach:
Continua depois da publicidade
"Nesta quinta-feira (9), todas as repartições públicas municipais estarão fechadas. O comércio fica livre para abrir ou não as portas. O velório será realizado no Ginásio de Esportes Horácio Laurindo Machado. Ainda não há horário para chegada do corpo no local."
Vídeo mostra momento do assassinato
Imagens das câmeras de segurança da prefeitura de Imbuia mostram o momento em que o prefeito João Schwambach foi assassinado, no fim da tarde desta quarta-feira (8). No vídeo, é possível ver o prefeito caminhando em direção a um carro prata.
Ele fica próximo ao veículo por poucos segundos, e em sequência sai correndo. Schwambach levou dois tiros no peito e morreu instantes depois ao lado do prédio do Executivo. O homem que atirou no prefeito deixou o local logo após os disparos.