Um homem com idade estimada de 50 anos morreu afogado no início da noite deste sábado (21) na Praia da Armação, em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada por volta das 19h14min, na Rua João Mateus, em frente ao Quiosque do Mário.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, guarda-vidas civis voluntários (GVCVs) do posto 6 monitoravam a área com binóculos quando avistaram um homem nadando de forma considerada estranha, a esquerda do posto. Segundo os socorristas, não havia mais ninguém na faixa de areia naquele momento.
Em determinado instante, o banhista parou de nadar e submergiu. Os guarda-vidas se deslocaram rapidamente até o local e fizeram a retirada da vítima da água. Ao ser colocada em terra, foi constatado que ela estava sem pulso, caracterizando afogamento grau 6 — quando há parada cardiorrespiratória.
As equipes iniciaram imediatamente as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e acionaram reforço. Atenderam à ocorrência viaturas do Corpo de Bombeiros e do Samu, incluindo unidades de suporte básico e avançado. A equipe médica assumiu o atendimento na sequência.
As manobras de reanimação se estenderam por pouco mais de uma hora, mas o óbito foi constatado às 20h24 pelo Samu. A identidade, idade e naturalidade da vítima não haviam sido confirmadas até a última atualização desta matéria. Apesar de não haver confirmação, equipes dos bombeiros estimam que o homem deva ter em torno de 50 anos.
Continua depois da publicidade
Após os procedimentos, a área foi isolada e ficou aos cuidados da Polícia Militar.















