Muito mais do que o gigantesco Beto Carrero World, um pequeno município em Santa Catarina se torna uma verdadeira “cidade grande” em tempos de verão. Com apenas 33 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Penha chega a ter a população multiplicada durante os meses mais quentes. Neste ano, conforme a prefeitura, a expectativa é de passem por lá ao menos 500 mil turistas.

Continua depois da publicidade

Conhecida por praias como Armação, da Saudade ou até da queridinha Bacia da Vovó, Penha tem também outras “praiotas” secretas escondidas e muito menos badaladas. Elas impressionam não apenas pela natureza intocada e preservada, mas também pela beleza inigualável. A cidade tem, ao todo, 35 praias nos 31 quilômetros de extensão da orla. Um terço delas, porém, fica em regiões de costão, sem faixa de areia. Outras, apesar do “perrengue” para poder chegar até elas, possuem espaço para o banhista se sentar e apreciar a vista.

As praias “secretas” de Penha são:

  • Praia de São Roque
  • Praia da Estrela
  • Praia do Monge
  • Praia Vermelha
  • Praia do Lucas
  • Praia da Galhetinha

A Praia do São Roque é um desses casos em que não há uma “praia” propriamente dita, já que o semicírculo é formado por costões e algumas pequenas faixas de areia entre as pedras. O nome surgiu de algumas famílias de açorianos pescadores de baleias, no século 18, que acharam o local parecido com uma freguesia (bairro) dos Açores, chamada São Roque do Pico. Para chegar na Praia do São Roque, é preciso percorrer a Rua do Turismo. No mirante dessa via é possível deixar o veículo. De lá, o visitante precisa descer os costões para chegar tanto na Praia do São Roque quanto na da Estrela.

A menor praia do Brasil?

Penha também ostenta uma das menores praias do Brasil, a Praia da Paciência, que tenta reconhecimento internacional de qualidade com o projeto Bandeira Azul — aquele que avalia lugares que atendem a critérios rigorosos como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e turismo sustentável. A “prainha” tem apenas 25 metros de extensão.

Continua depois da publicidade