O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conhecido como HU, comemorou 45 anos nessa sexta-feira (2), mas as comemorações devem se estender pela próxima semana, com entrega da ampliação da UTI Adulto de 14 para 16 leitos. Com funcionamento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital atende casos de média e alta complexidade em diversas especialidades, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Ao lado da UFSC, o hospital se tornou referência no tratamento de doenças mais complexas, tanto na área clínica quanto na cirúrgica. A oncologia, por exemplo, é uma área de grande demanda na unidade hospitalar.
Apesar de estar localizado no bairro Trindade, na capital catarinense, o HU atende toda a população de Santa Catarina, que vem de diversas regiões do Estado para consultas, exames e cirurgias. Ao todo, 214 leitos estão ativos no momento para tratamento clínico.
Todos os anos, são realizados, em média, 10,7 mil internações, com 96,5 mil consultas ambulatoriais, 611,6 mil exames ambulatoriais, 5,3 mil cirurgias ambulatoriais, 4,3 mil cirurgias feitas em centro cirúrgico e mais de 32 mil atendimentos de emergência.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do HU
Quase 15 anos de obras até a inauguração
As obras para a construção do hospital tiveram início entre 1964 e 1965, com a participação da comunidade universitária durante 15 anos, até a inauguração em 1980. No mesmo ano, foi feita a primeira internação, quando o hospital tinha apenas leitos de clínica médica e de clínica pediátrica com ambulatórios.
Depois, foram ativados o Centro Cirúrgico, a Clínica Cirúrgica I e a UTI Adulto. Em 1995, um marco: a inauguração da maternidade do HU, com uma série de estruturas anexas, como o alojamento conjunto, o centro obstétrico e a UTI Neonatal.
Foi em 2016 que o hospital passou a ter como administrador o Ebserh. Com isso, ele passou a integrar a maior rede hospitalar do Brasil. Mais de 2,2 mil pessoas trabalham no HU, sendo 1.038 empregados pela Ebserh, 832 vinculados à universidade, e 367 trabalhadores de empresas terceirizadas.
Continua depois da publicidade
Referência em capacitação de profissionais
O hospital conta com 27 programas de residência, com 23 de residência médica, três de residência multiprofissional, e um de residência uniprofissional. Somente em 2025, foram ofertadas 96 vagas de ingresso nesses programas. Atualmente, cerca de 205 residentes estão em atividade no hospital.
No HU, também são feitas pesquisas de valia para a sociedade como um todo. No momento, 316 projetos de pesquisa estão sendo realizados no espaço do hospital.
Polêmica com o Governo do Estado
Recentemente, conforme apurado pelo colunista do NSC Total Renato Igor, o Hospital Universitário e o Governo de Santa Catarina se envolveram em uma polêmica. O Secretário da Saúde de SC, Diogo Demarchi, chegou a viajar a Brasília para tratar sobre o rompimento do contrato com o HU pois a instituição federal “poderia ajudar mais no atendimento”.
— O que temos percebido é que o HU tem reduzido, com o passar do tempo, os serviços prestados. Além da emergência pediátrica porta fechada, tem a promessa de um Setor de Queimados, exigência para uma cidade ter um aeroporto internacional, e que nunca saiu do papel — disse o secretário da Saúde (SC), Diogo Demarchi, ao colunista.
Continua depois da publicidade
Em nota, o hospital respondeu que atende “as demandas da população mediante Contratualização junto ao Gestor SUS (SES/SC). O contrato vigente com SES/SC, pactuado entre as duas instituições, é para urgência referenciada no atendimento pediátrico. O HU-UFSC vem cumprindo as metas contratuais pactuadas junto à SES/SC. Em 2024 o HU-UFSC atingiu 115,7% da meta financeira do referido contrato”.
“O HU-UFSC informa ainda que está à disposição da SES-SC para análise conjunta de viabilidade quanto a instalação de um serviço de cuidados a queimados. Atualmente, a UTI adulto está sendo reformada e será entregue até o fim do mês, com ampliação de 14 para 16 leitos. Ainda este ano, iniciará a reforma com ampliação da maternidade, projeto contemplado pelo PAC do governo federal, com investimento de R$16 milhões”, finalizou a nota.
Programação especial de aniversário
A partir do dia 6 de maio, uma série de atividades serão realizadas nas instalações do HU em comemoração ao aniversário da unidade hospitalar. Na terça-feira, haverá uma apresentação musical em frente ao ambulatório do HU, além da solenidade de abertura com participação do vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, e do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.
Uma confraternização será realizada às 15h no refeitório, com animação musical de Duda Medeiros. Até o dia 20 de maio, a exposição “Memórias que inspiram” estará disponível para visitação no hall de entrada do HU.
Continua depois da publicidade
Leia também
Superfederação do PP e União Brasil em SC terá 62 cidades, 604 vereadores e seis deputados
Apenas 5,5% dos alunos de SC saem do Ensino Médio sabendo Matemática, diz estudo
Florianópolis declara emergência após crescimento de casos de doenças respiratórias





