A segunda geração do Hyundai Kona, agora importada diretamente pela Hyundai no Brasil, marca uma nova fase para o SUV no mercado. O modelo retorna na versão híbrida (HEV), apostando em um design atualizado e um foco primordial no consumo eficiente de combustível.
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Após uma breve e pouco expressiva passagem da geração anterior, o Hyundai Kona busca se consolidar com um produto mais alinhado ao mercado global e uma rede de concessionárias robusta, que conta com 250 pontos de venda.
Design e dimensões aprimorados
O visual do novo Kona é inegavelmente mais moderno e ousado. Destacam-se as luzes diurnas em faixa que cortam o capô, totalmente iluminadas na versão Signature, e uma grade frontal inteligente com aletas ajustáveis.
Lateralmente, o SUV exibe linhas fluidas, cintura alta e rodas de 18 polegadas, com um discreto caimento cupê. As lanternas traseiras, posicionadas nas extremidades dos para-lamas, são integradas a uma fina faixa que atravessa a tampa do porta-malas, criando um conjunto harmonioso.
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Em termos de dimensões, o Kona cresceu, posicionando-se como um SUV intermediário: ele mede 4,35 metros de comprimento, 1,82 metros de largura e 1,58 metros de altura, com um entre-eixos de 2,66 metros. O porta-malas oferece uma capacidade de 407 litros.
Desempenho manso em nome da economia
O coração do Kona é seu conjunto híbrido (HEV), que combina um motor a gasolina Kappa aspirado de 1,6 litro com injeção direta a uma transmissão DCT de seis velocidades e um motor elétrico alimentado por uma bateria principal de íons de lítio de 1,32 kWh e 240V.
Essa configuração entrega uma potência combinada de 141 cv e torque combinado de 27 kgfm. Apesar de não ter um desempenho esportivo, o Kona é eficiente: acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 165 km/h no modo Sport.
O sistema permite que o motor elétrico seja o protagonista em baixas velocidades, com o motor a combustão atuando em acelerações e subidas, em uma transição suave.
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Os níveis de regeneração de energia (de 1 a 3) podem ser ajustados pelas borboletas atrás do volante, e é importante notar que a bateria do sistema HEV opera entre 30% e 50% de carga, não atingindo 100%.
Um dos fortes destaques do Kona é seu consumo de combustível. Segundo o Inmetro, o SUV atinge 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. Durante avaliação em percurso misto, o veículo chegou a fazer quase 20 km/l. Com tanque de combustível de 38 litros, a autonomia estimada varia entre 650 e 800 km, um número bastante atrativo para o segmento.
A suspensão, com um acerto mais firme, contribui para a segurança e estabilidade, especialmente em curvas, complementada por um volante de tamanho reduzido e a chave seletora do câmbio Shift by Wire localizada na coluna de direção.
Por dentro, sofisticação
O interior do Kona oferece um bom espaço para os ocupantes, especialmente no banco traseiro, beneficiado pelo túnel central rebaixado e pelos bancos frontais mais finos (Slim Seats).
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O ambiente interno é sofisticado, com um painel de instrumentos digital de 12,3” full TFT integrado a uma tela multimídia touchscreen de mesmo tamanho, criando uma sensação de painel flutuante e totalmente digital.
O SUV conta com ar-condicionado digital dual zone, com sistema que otimiza o resfriamento ou aquecimento de áreas ocupadas, e um carregador de smartphone sem fio. Para o motorista, há ajuste elétrico do banco, função auto hold e, na versão Signature, câmera 360° e conexão Apple CarPlay/Android Auto sem fio.
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No quesito segurança, o Kona é bem equipado, oferecendo assistente de frenagem autônomo, monitoramento de tráfego cruzado traseiro, assistente de ponto cego, farol alto adaptativo, alerta de saída segura, assistente de permanência e centralização em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sensor de estacionamento em ambas as versões.
A versão Signature adiciona luz ambiente frontal, teto solar elétrico, luz ambiente com 64 cores configuráveis, para-brisa acústico e porta-malas elétrico com acionamento ajustável em quatro níveis de altura.
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Versões, preços e concorrência
O Hyundai Kona Hybrid já está à venda no Brasil em duas versões: Ultimate, com preço sugerido de R$ 214.990, e Signature, por R$ 234.990, e outras pequenas variações de preço dependendo da cor da carroceria escolhida.
Dentre as opções de cores sóbrias, destaca-se a cinza Ecotronic Matte, um acabamento fosco original de fábrica. No interior, os clientes podem escolher entre tonalidades preta ou cinza.
Dada suas dimensões e faixas de preço, o Kona Hybrid compete com modelos como o Toyota Corolla Cross Hybrid, BYD Song e GWM Haval H6, apresentando vantagens em seu pacote geral.
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A Hyundai, desta vez, reúne um produto híbrido com design moderno, conforto e um bom nível de equipamentos.
Contudo, o sucesso do Kona no mercado brasileiro dependerá de sua capacidade de superar o histórico da geração anterior e convencer os consumidores de seu valor, especialmente considerando os preços que se encontram no limite da competitividade.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
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