Ao completar 10 anos do Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, o grupo Stellantis anunciou a produção de um veículo híbrido na planta em 2026 e planos para acrescentar mais seis modelos até 2030, incluindo uma nova marca.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja mais notícias e análises sobre o mundo dos carros
Atualmente, a fábrica produz cinco veículos da plataforma Small Wide: os Jeep Renegade, Compass e Commander, além das picapes Fiat Toro e Ram Rampage.
O presidente da Stellantis, Emanuele Cappellano, não detalhou sobre as tecnologias, mas foi divulgado que a arquitetura Bio-Hybrid começará com veículos leves híbridos (MHEV) de 48 Volts, que combinam com motores flex para maior potência, torque e economia de combustível.
Continua depois da publicidade
Apesar de não acionarem as rodas, esses sistemas serão mais robustos que os de 12 Volts usados em Fiat Pulse e Fastback.
Cappellano não divulgou qual produto lançará com o Bio-Hybrid de Goiana, mas ele pode aparecer em um novo Renegade renovado, em uma nova geração da Fiat Toro ou no atual Jeep Compass.
Nova marca, velha conhecida
A Peugeot está retornando ao Brasil com o lançamento do novo 3008, um SUV construído na nova plataforma STLA Medium, compartilhada com o novo Compass europeu, que pode ser eletrificado e possuir sistema híbrido convencional (HEV) sem necessidade de tomada.
A Stellantis acredita que esse tipo de híbrido sem tomada é ideal para a transição energética.
Desde o início de 2024, a Peugeot fornece por aqui carros produzidos na Argentina, após o fim da produção do antigo 2008 em Porto Real (RJ).
Continua depois da publicidade
Porsche 911: nova geração do icônico esportivo chega com inovações tecnológicas
A retomada da marca de origem francesa em Goiana deve ter a produção do novo 3008, que compartilha arquitetura com futuros veículos feitos na mesma planta.
Além disso, todo o portfólio brasileiro será eletrificado, incluindo versões a combustão e motor a diesel, com potencial para tecnologia híbrida.
Essas ações fazem parte de um investimento de R$ 13 bilhões no Polo de Pernambuco, dentro do total de R$ 30 bilhões destinados pela Stellantis ao Brasil entre 2025 e 2030.
Continua depois da publicidade
Além dos seis, tem o Avenger
Há duas semanas, o grupo Stellantis anunciou a produção do Jeep de entrada Avenger, previsto para lançamento em 2026 e possivelmente produzido em Porto Real (RJ).
Baseado na plataforma CMP, semelhante aos recentes Citroën, o modelo será o Jeep mais acessível do Brasil, equipado com um motor T200 1.0 turboflex de até 130 cv e câmbio CVT. Algumas versões devem incluir sistema híbrido-leve de 12V.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia mais
Marca se alia à Apple para transformar carro em iPhone sobre rodas
Brasileiros lideram interesse por este tipo de carro na América Latina