Uma idosa de 75 anos morreu afogada na manhã desta segunda-feira (19) após tomar um banho de piscina na própria casa, em Ibirama. A mulher foi encontrada pelo filho, que mora com ela e se deparou com a mãe dentro da água, já inconsciente. Os bombeiros chegaram a ser acionados e fizeram o procedimento de reanimação por quase uma hora, mas não foi possível reverter o quadro da vítima.

Continua depois da publicidade

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

A residência fica na Rua Índio Xokleng, no Centro de Ibirama. Quando os bombeiros voluntários chegaram a mulher estava em parada cardiorrespiratória. O helicóptero Arcanjo-03, de Blumenau, esteve no local ajudar na ocorrência, mas os profissionais não conseguiram reverter a situação. Após quase uma hora de tentativas, a vítima morreu antes mesmo de ser levada ao hospital.

As polícias Militar, Civil e Científica também estiveram na casa para os procedimentos necessários. A identidade da mulher não havia sido divulgada até a publicação deste texto.

Mais mortes em água doce na temporada 2023/2024

Nos primeiros 58 dias da Operação Veraneio em Santa Catarina, 37 pessoas morreram afogadas, conforme noticiado recentemente pela repórter Ângela Bastos. Em conversa com um especialista, ele explicou que os índices de afogamento são maiores em água doce, tendo em vista que locais como rios, cachoeiras e lagos, por exemplo, costumam ser frequentados por moradores do interior que, por vezes, desconhecem os riscos desses espaços.

Continua depois da publicidade

Na temporada passada, entre 15 de outubro de 2022 e 26 de fevereiro de 2023, 89 pessoas perderam a vida por afogamento. Desta vez, foram 22 mortes apenas em água doce, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Além disso, de 16 de dezembro de 2023 a 11 de fevereiro deste ano, foram salvas 2.948 pessoas que estavam em situação de risco, sendo por arrastamento em correntes de retorno ou afogamentos no litoral catarinense.

*Sob supervisão de Talita Catie

Leia também

Agilidade de funcionária ajuda a encontrar criança sequestrada em posto de saúde de SC

Destaques do NSC Total