nsc
santa

Centenárias do Vale

Igreja São Francisco de Assis em Rodeio: história, fotos e tudo sobre o templo centenário

Templo em estilo Gótico-Romano é um dos mais antigos do Médio Vale

26/10/2021 - 12h35 - Atualizada em: 29/10/2021 - 12h41

Compartilhe

Por Redação NSC
Do Alto, igreja encanta por detalhes na arquitetura
Do Alto, igreja de Rodeio encanta por detalhes na arquitetura
(Foto: )

O Médio Vale do Itajaí abriga igrejas centenárias que são símbolos de devoção e fé cristã. Entre elas está a Igreja de São Francisco de Assis, na pequena Rodeio. O templo, inspirado na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, que é considerada patrimônio da humanidade, foi erguido pelas mãos dos imigrantes italianos. 

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

— Um imigrante que veio de lá chamado Josué Fiamoncini que era arquiteto e também mestre de obras... Então ele fez essa igreja baseada naquela basílica de Assis. Ao menos a sua fachada e suas laterais seguem praticamente o mesmo modelo —, explica o pesquisador Nélson Dellagiustina.

A igreja de Rodeio começou a ser construída em 1898 e foi concluída 16 meses depois. A inauguração aconteceu no dia 4 de junho de 1899. São 122 anos acolhendo os moradores e visitantes.

Na parte externa do templo, os fiéis são recebidos por uma réplica da imagem de São de Francisco de Assis. A peça, que resiste ao tempo, foi esculpida por um frei que vivia na região. Do alto, a imagem abençoa a cidade. Os sinos da igreja foram comprados com doações e ecoam todos os dias na torre de 27 metros de altura.

Em 1901, quando do noviciado da ordem franciscana de Blumenau foi transferido para Rodeio, o sino era usado como instrumento de comunicação para chamar os noviços, frades e vigários. Cada batida representava um membro da igreja.

> Igreja que é patrimônio histórico de Blumenau será restaurada

E até hoje, quando o relógio marca meio-dia, um noviço é responsável por tocar os sinos durante um minuto. Esse é o momento reservado para a oração da Ave Maria.

Estilo Gótico-Romano

A arquitetura da igreja é do estilo Gótico-Romano, também conhecido como a "arte das catedrais", com torres pontiagudas, vitrais com temas religiosos e arcos arredondados. É a tradição católica e medieval preservada ao longo dos anos.

Dentro da Igreja de São Francisco de Assis ainda tem as “estalas”, que são 58 cadeiras usadas durante as celebrações. As “estalas” são posicionadas de tal maneira que os noviços e frades consigam sentar, um de frente para o outro, para rezar.

— Então ficamos de frente uns com os outros para favorecer a acústica para que houvesse uma harmonia das vozes — diz o mestre dos noviços, Frei Rodrigo da Silva.

Igreja São Francisco de Assis, em Rodeio
Igreja São Francisco de Assis, em Rodeio
(Foto: )

Arte alemã 

Diante do altar uma pintura feita pelo artista alemão Lorenz Johannes atrai todos os olhares. A obra levou dois anos para ficar pronta e remete a origem do mundo, a vida cristã e também a filosofia franciscana. A técnica utilizada para pintar o painel se chama afresco seco, que nada mais é que uma mistura de requeijão, cal e clara de ovo que, depois de seca, acaba grudando na superfície. Foram usados mais de 84 pigmentos que se misturam num degradê de cores quentes e frias. Cada traço revela um significado.

> Bombeiro carrega cruz por 6 quilômetros em Rodeio para pagar promessa ao vencer Covid-19

— O artista buscou retratar os elementos principais da nossa espiritualidade franciscana. São os franciscanos que estão aqui na paróquia de Rodeio desde o início. Então aqui estão os principais elementos da nossa espiritualidade principalmente referindo-se ao cântico das criaturas que é a poesia, a oração mais conhecida de São Francisco de Assis — complementa Frei Rodrigo da Silva.

Órgão de tubos

A Igreja de Rodeio também abriga outros tesouros como o órgão de tubos.

No ano de 1906, o órgão ainda não era elétrico. Os noviços tinham que fazer o trabalho de bombear o fole para que ele ganhasse vida durante as celebrações. 

— O órgão é um instrumento por excelência que imita a voz humana, então ele não tem o objetivo de sobressair, mas de ajudar o canto. Ele ajuda a completar a voz dos fiéis cantando os louvores a Deus, isso tudo num conjunto harmonioso. Ajuda a embelezar a liturgia e o culto sagrado a Deus — explica o vice-mestre dos noviços, Frei Josemberg Cardozo Aranha.

Fotos da igreja de Rodeio

*Centenárias do Vale é uma série sobre as igrejas centenárias do Médio Vale do Itajaí vinculada na NSC TV. Texto: Maurício Cattani.

Centerárias do Vale

> Igreja enxaimel de Benedito Novo: história, fotos e curiosidades sobre o templo

> Igreja São Francisco de Assis em Rodeio: história, fotos e tudo sobre o templo centenário

> Igreja centenária de Ascurra celebra missas em italiano mensalmente

> Blumenau abriga primeira Igreja Luterana do Vale do Itajaí; veja fotos

Colunistas