A Ilha do Campeche, um dos mais famosos pontos turísticos de Florianópolis, deve se tornar oficialmente uma Unidade de Conservação. Conhecida pelas águas cristalinas e areia branca que criam um cenário paradisíaco, o local já foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano 2000 por seus atributos paisagísticos e arqueológicos.

Continua depois da publicidade

A assinatura do ato normativo que institui a Unidade de Conservação da Ilha do Campeche deve ocorrer na próxima segunda-feira (18), na solenidade de abertura da Semana da Pauta Verde na Justiça Federal em Santa Catarina. O evento acontece a partir das 14h na sede da Seção Judiciária de Santa Catarina.

A decisão acontece após tratativas realizadas de forma conciliatória com a participação de entidades como o município de Florianópolis, Ministério Público Federal, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), Instituto Ilha do Campeche, e outros interessados.

Veja as fotos das ilhas de Florianópolis

— A criação da Unidade de Conservação da Ilha do Campeche é uma garantia para sua preservação. Estamos unindo esforços para proteger esse patrimônio natural e cultural, além de assegurar que ele seja cuidado e mantido para as próximas gerações — afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país de 18 a 22 de agosto, a Semana da Pauta Verde busca promover ações sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, assim como solucionar conflitos em matéria ambiental com uso de meios consensuais.

Continua depois da publicidade

Leia também

FOTOS: Quais são as ilhas de Florianópolis e como conhecê-las no verão

Quatis cercam turista em praia de Florianópolis e “invadem” bolsas: “Não tenho comida!”