A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, nesta terça-feira (23), uma imagem em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparece assistindo ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
A Assembleia é o principal evento anual das Nações Unidas, reunindo líderes dos 193 países membros. O Brasil tradicionalmente é responsável pelo discurso de abertura. Em 2025, o tema do encontro é: “Melhor juntos: 80 anos e mais em prol da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos”.
O que Lula disse no discurso
Lula foi o primeiro a discursar, mantendo a tradição histórica do encontro de reservar ao presidente brasileiro o primeiro discurso do Debate Geral. Em seguida, quem se manifestou foi o presidente do país anfitrião do evento, os Estados Unidos, Donald Trump.
O presidente brasileiro afirmou no discurso que a agressão ao Judiciário brasileiro é “inaceitável” e condenou “falsos patriotas” e a possibilidade de anistia a quem ataca a democracia.
Além disso, Lula defendeu a regulação das redes sociais e criticou as ações de Israel contra o grupo Hamas, afirmando que “nada justifica o genocídio em curso em Gaza”. Ele também chamou atenção para as mudanças climáticas e convidou os líderes mundiais para a COP30, que será realizada em Belém (PA).
Continua depois da publicidade
A ordem de discursos gerou expectativa sobre um encontro de Lula e Trump, e também de críticas ou recados nos discursos dos dois chefes de Estado. Brasil e Estados Unidos estão em meio a uma tensão após a aplicação do tarifaço pelo governo norte-americano e de sanções a autoridades brasileiras, como tentativa de retaliação pela condenação por tentativa de golpe do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Trump.
No discurso, Trump afirmou que conversou com Lula por alguns segundos e que eles devem se encontrar na próxima semana.
Veja imagens da Assembleia da ONU
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Janja mostra “torcida” de pets durante fala de Lula na ONU: “Discurso do papai”
Fiesc avalia que possibilidade de diálogo entre Lula e Trump é avanço importante
Lula e Trump conversaram por 39 segundos e se abraçaram antes de discurso na ONU










