Quem vive a Praia do Rosa, em Imbituba, Sul catarinense, vê no cotidiano a evolução da região. De uma área isolada e rural, o balneário foi ganhando fama no Brasil, especialmente entre surfistas e quem busca contato com a natureza. Imagens de satélite do Google Earth mostram justamente esta evolução, de 2003 até 2025.

Continua depois da publicidade

As imagens mostram regiões antes inabitadas ganhando casas, estradas e passagens; terrenos vão sendo ocupados na área mais urbana de Imbituba, ainda próximo da praia. Um exemplo é a região entre a Lagoa do Piri e a Lagoa do Meio, no trecho mais ao sul do balneário. Confira no antes e depois:

A Praia do Rosa tem apenas 2 quilômetros de extensão e cerca de 5 mil habitantes, o lugar recebe de 15 a 20 mil pessoas diariamente no verão. Para suportar o fluxo intenso de turistas durante o verão, existem aproximadamente 600 hospedagens na região.

A Praia do Rosa é cercada de morros, lagoas e mata nativa, ficando distante da área central da cidade. Para algumas pessoas esse pode ser um ponto negativo por conta do difícil acesso e deslocamento, já para outros, um ponto positivo por ser algo diferente dos demais balneários. O local chegou a ser listado no Clube das Mais Lindas Baías do Mundo, realizado por franceses. A lista reuniu representantes de 30 países.

Continua depois da publicidade

Veja a evolução da Praia do Rosa em 20 anos

O que visitar na Praia do Rosa

Entre os pontos de visitação estão trilhas, lagoas, mar, mirantes, além da vida marinha rica, pois Imbituba faz parte da Rota da Baleia Franca. Além disso, é um dos destinos mais procurados para casamentos no Estado.

Confira os principais lugares

  • Piscina Natural Rosa Norte;
  • Trilha Praia Vermelha;
  • Trilha Caminho do Rei, que liga Rosa Sul a Praia do Luz;
  • Lagoa do Meio;
  • Lagoa de Ibiraquera;
  • Centrinho do Rosa;
  • Engenho do Mar;
  • Mirante do Rosa.

A Praia do Rosa também é famosa por ser um local para a prática de surf e kitesurf. Além disso, a gastronomia conta com diversos restaurantes e opções de hospedagem, como hotéis, pousadas e hostels. Como possíveis destinos, estão também praias e bairros vizinhos em Imbituba.

Continua depois da publicidade

— Temos também os atrativos de Imbituba, Praia do Canto da Vila, Mirante, Portinho da Vila, como pôr do sol mais lindo do mundo, Museu da Baleia, e vários outros — completa o secretário de Turismo.

De onde veio o nome Praia do Rosa?

O nome Praia do Rosa teve origem nos anos de 1960, com o pescador Dorvino Manoel da Rosa. Conhecido por ser hospitaleiro com viajantes e surfistas, ele era proprietário de terras que davam acesso à beira-mar, e geralmente recebia os visitantes em sua casa na década de 70. 

Antes do nome atual, o local era conhecido como Praia do Porto Novo, e ainda não possuía luz elétrica, água encanada e era habitada por alguns agricultores. No entanto, com a popularidade de Dorvino Manoel, aos poucos as pessoas passaram a chamar de “Praia do Rosa”.