A chuva intensa que atingiu Santa Catarina na tarde desta segunda-feira (29) foi flagrada por imagens de satélite, que mostram nuvens carregadas sobre o território catarinense a partir das 14h. De acordo com a última atualização da Defesa Civil, foram mais de 170 milímetros de chuva em Florianópolis em apenas seis horas.

Continua depois da publicidade

Os radares meteorológicos mostram que a chuva iniciou em regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Rapidamente, o foco dos temporais se tornou a Grande Florianópolis, o Litoral Norte e o Oeste catarinense.

Veja as imagens de satélite

Vai chover mais?

Para as próximas horas, a chuva deve continuar atingindo a Grande Florianópolis e a região Norte, conforme as imagens de satélite, com o afastamento gradual da chuva forte para o oceano. De acordo com a Defesa Civil, o dia ainda começa chuvoso na terça-feira (30), devido à formação de um sistema de baixa pressão no mar que transporta umidade e favorece temporais de forte intensidade próximos à costa de Santa Catarina e do Paraná.

O risco ainda é muito alto para alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores e destelhamentos. Segundo a Defesa Civil, os temporais se estendem para outras regiões a partir da tarde, principalmente por causa do calor e da umidade.

Continua depois da publicidade

No Oeste, um sistema de baixa pressão em países vizinhos reforça as condições de chuva. Nesta região, o risco é alto para alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e destelhamentos, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

Veja fotos da chuva em SC