Imagens de drone ajudam a entender a dinâmica do acidente que matou um trabalhador e deixou ao menos quatro feridos na obra de ampliação de um hospital no Centro de Blumenau (assista ao vídeo abaixo). Uma laje estava sendo concretada quando desabou com os funcionários em cima, na manhã desta quarta-feira (5). Dos sete envolvidos diretamente, apenas dois escaparam ilesos.

Continua depois da publicidade

As imagens mostram que a estrutura metálica estava no sexto andar (restou apenas a marca de concreto na parede). Os trabalhadores estavam atuando na concretagem no momento em que ela desabou. Dos sete, cinco foram ao solo e ficaram presos ao escombro, descreveram os bombeiros militares. Dois foram resgatados bem, salvos pelo equipamento de segurança.

Major do Corpo de Bombeiros Militar, Maicon Eder Motelievicz explicou que três estruturas foram prejudicadas no desabamento da laje, sendo que apenas uma delas restou e pode colapsar a qualquer momento. A estrutura tem cerca de 60 centímetros de altura, com oito metros de comprimento de aço. Ela está em risco de queda por ser fixada em dois pontos de cada lado, um deles por solda que está rompida e o outro lado por quatro parafusos, sendo que somente um deles restou.

Veja as fotos

Porém, o militar destacou que a eventual queda dessa estrutura que fica no nível do quinto andar (um abaixo de onde o acidente aconteceu) não afetaria a alvenaria da obra. Por isso, a rua não precisou ser completamente interditada.

Continua depois da publicidade

Quatro vítimas foram retiradas com vida e levadas aos hospitais Santa Isabel e Unimed. O quinto, com um trauma severo, não resistiu. A Polícia Científica levou o corpo para identificação, perícia e posterior liberação aos familiares.

Agora, a direção do hospital fará uma reunião com o comitê de crise para definir os próximos passos. No novo espaço estão planejados novos consultórios, centro cirúrgico e locais para exames. A empreiteira responsável terá de explicar o que houve de errado para resultar no desfecho trágico.

Assista ao vídeo do local

O que diz a construtora responsável

“A Hill Construtora, responsável pela obra de ampliação do Hospital de Olhos, lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 5. Neste momento, a prioridade da empresa e seu compromisso é com a prestação de total suporte às vítimas do ocorrido. Além do apoio à família da vítima fatal, a Hill confirma que todas as vítimas hospitalizadas estão recebendo acompanhamento e suporte da empresa e das empreiteiras responsáveis pela obra, em conjunto com as equipes de saúde responsáveis. Ressalta, ainda, que todos os procedimentos de segurança foram seguidos à risca em todas as etapas da obra e que o colapso não ocorreu na obra principal, mas em uma estrutura que era utilizada na montagem de uma laje lateral. A companhia atuou junto com o Corpo de Bombeiros e demais entidades para garantir atendimento o mais rápido possível”.