São Joaquim, na Serra catarinense, começou gelada nesta quarta-feira (10). A cidade registrou a primeira geada de setembro durante o amanhecer, com a presença intensa do fenômeno no Vale Caminhos da Neve.

Continua depois da publicidade

Segundo dados da Defesa Civil de Santa Catarina, os termômetros marcaram 2,4°C no amanhecer, transformando a paisagem em um cenário congelante, com campos cobertos por gelo e automóveis tomados por uma fina camada branca.

O amanhecer foi registrado pelo caçador de geadas Mycchel Legnaghi, que descreveu a sensação de caminhar pelos campos como “indescritível”, destacando o contraste entre a luminosidade do sol nascente e a neblina gelada que cobre os vales. 

— É uma sensação indescritível caminhar em um lugar assim, sentir o ar gelado, com estes campos esbranquiçados — relatou.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

Além de São Joaquim, outras cidades da Serra Catarinense também registraram temperaturas baixas na manhã desta quarta-feira. A Defesa Civil de Santa Catarina informou que Urupema chegou a 0,6°C, e Bom Jardim da Serra a 1,2°C. Em Urubici, os termômetros marcaram 1,6°C, enquanto em Lages foi de 3,2°C no amanhecer.

Leia também

SC tem o inverno mais frio dos últimos 25 anos, aponta levantamento

Cobertor e lareira: a rotina de quem vive o inverno todos os dias na Capital do Frio em SC