A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê, Oeste de Santa Catarina, está alerta após os fortes ventos que atingiram municípios do Oeste catarinense entre a noite de sábado (20) e este domingo (21). As rajadas provocaram destelhamentos, quedas de árvores e danos pontuais em estruturas públicas.
Continua depois da publicidade
Barra Bonita, que é o menor município em número de habitantes de Santa Catarina, foi o mais castigado até o momento. Lá, uma casa chegou a sair do lugar, parando sobre um carro, tamanha a força do vento. A Defesa Civil confirmou que a cidade, assim como São Miguel do Oeste, teve uma tempestade severa associada a um tornado.
Segundo levantamento da Defesa Civil, os atendimentos se concentraram em cidades como Entre Rios, Ipuaçu, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Passos Maia, Marema e São Miguel do Oeste. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos, nem a necessidade de abrigos temporários.
Municípios atingidos pelos temporais
Entre Rios: cerca de 40 residências destelhadas, além de aviários. Áreas afetadas incluem o Centro, Linha Guarani, Paiol de Barro e Mandarim. Equipes realizaram entrega de lonas e seguem com o levantamento.
Ipuaçu: aproximadamente 10 casas destelhadas na Reserva Indígena Chapecó. Não houve feridos.
Continua depois da publicidade
Bom Jesus: oito residências, uma estrutura pública (Centro de Múltiplo Uso) e dois comércios destelhados nos bairros Jardim Itália e Centro.
São Lourenço do Oeste: 10 residências e uma estrutura pública (PFF/CIDASC) afetadas, além da queda de um outdoor e árvores nos bairros Progresso, São Francisco e Loteamento Alieve.
Passos Maia: duas casas parcialmente destelhadas no Loteamento Rovilho Mantovani.
Marema: uma Unidade Básica de Saúde foi danificada. Não houve registro de residências atingidas.
Veja imagens dos municípios atingidos
Situação em São Miguel do Oeste
No município de São Miguel do Oeste, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 19h de sábado (20). A ocorrência envolveu destelhamentos e queda de árvores em diferentes pontos da cidade.
Foram registradas três solicitações de lonas para atendimento emergencial, com entregas de 80 m² em cada uma delas nas localidades de Linha 13 de Maio, em Barra Bonita, além das comunidades de Linha Pinheirinho e Linha Jacutinga, ambas em São Miguel do Oeste.
Continua depois da publicidade
Também foi realizado o corte emergencial de uma árvore que havia caído sobre um muro e avançava para a via de rolamento.
Monitoramento em Santa Catarina
A Defesa Civil Regional segue em contato com os municípios para orientar tecnicamente as ações e avaliar a necessidade de solicitar Itens de Assistência Humanitária (IAH) e de decretar Situação de Emergência.
Em caso de emergência, a orientação é ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).
Leia também
Casa vai parar em cima de carro durante passagem de tornado na menor cidade de SC
SC tem alerta vermelho para ventos de até 100 km/h com risco de microexplosão






