O Elevador da Glória, um dos principais pontos turísticos de Lisboa, em Portugal, descarrilhou e deixou ao menos 15 mortos nesta quarta-feira (3). Imagens publicadas nas redes sociais mostram o cenário de caos na Avenida da Liberdade, no Centro Histórico de Lisboa, local do acidente, onde cerca de 18 pessoas ficaram feridas.
Continua depois da publicidade
Ao menos cinco pessoas estão em estado grave. De acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), portugueses e estrangeiros estão entre as vítimas. O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, informou que não há, por ora, nenhuma vítima brasileira.
É pelas imagens do acidente, também, que o especialista em Engenharia e ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Nunes da Silva, falou à emissora portuguesa SIC, que o rompimento de um cabo de tração pode ter provocado o acidente.
— Pelo que se consegue ver pelas imagens, o mais provável é que um cabo de tração tenha se quebrado e, ao quebrar, os freios que normalmente deviam funcionar numa situação destas não funcionaram — disse o especialista.
Veja as fotos
Continua depois da publicidade
Bondinho ficou destruído
As imagens mostram, ainda o funicular, que transporta pessoas e liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, em um percurso de cerca de 265 metros pela Calçada da Glória, totalmente destruído.
Uma das pessoas que estava no local no momento do acidente afirmou que o bondinho bateu em um prédio.
— Bateu com uma força brutal num prédio e se despedaçou como uma caixa de papelão. Foi uma pancada muito forte, algo impressionante. Não tinha nenhum tipo de freio — disse à emissora SIC.
O Elevador da Glória tem capacidade para transportar até 42 pessoas, e é utilizado como meio de transporte para a população.
Continua depois da publicidade
Leia também
Elevador da Glória descarrila e deixou mortos e feridos em Lisboa
Incêndio atinge prédio histórico lacrado no Centro de Florianópolis; VEJA FOTOS




