nsc

publicidade

Palhoça

 “Imagino que tenha sido causa humana”, diz bombeiro sobre incêndio na Serra do Tabuleiro 

Bombeiros trabalharam da manhã de terça até as 4h desta quarta para conter chamas que recomeçaram horas depois

11/09/2019 - 09h26 - Atualizada em: 12/09/2019 - 08h58

Compartilhe

Por Redação CBN Diário
Incêndio atinge Serra do Tabuleiro desde terça
Incêndio atinge Serra do Tabuleiro desde terça

O incêndio na Serra Estadual do Tabuleiro em Palhoça atingiu ao menos 2,5 mil m² de vegetação, conforme estimativa inicial do Corpo de Bombeiros até o início desta quarta-feira (11). Nesta manhã, dois focos de incêndio foram identificados pela corporação. De acordo com o tenente-coronel Cristiano Cardoso, que comanda o combate às chamas, o fogo pode ter sido causado por ação humana.

— Teríamos que fazer uma avaliação do terreno, mas um incêndio nas condições que a gente viu ontem, eu imagino que não seja uma outra causa, que não seja humana. Não sabemos dizer se foi humana intencional ou sem intenção. Eu imagino que tenha sido causa humana – afirmou Cardoso.

O fogo começou na manhã de terça-feira (10), na área localizada entre a praia da Pinheira, em Palhoça, e a BR-101. O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, decretou situação de emergência no município por causa do incêndio. A decisão foi anunciada pela Prefeitura ainda na terça.

Para Cristiano Cardoso, a falta de chuva na região nas últimas semanas pode ter contribuído com a propagação das chamas.

— Toda a vegetação ali está muito seca e isso (falta de chuva) potencializa a propagação das chamas. O vento se intensificando também contribui para que isso se torne mais difícil de conter – explicou.

É a segunda unidade de conservação ambiental atingida por incêndio na Grande Florianópolis em um intervalo de 18 dias.

Ouça a entrevista com tenente-coronel Cristiano Cardoso:

​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade