A Audi do Brasil confirmou o retorno do inédito Audi RS 3 em solo brasileiro depois de 7 anos ausente. Com um visual distinto e desempenho notável, o superesportivo, que faz parte da renovada linha Audi A3, está programado para chegar ao país no segundo semestre.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Visualmente, o Audi RS 3 recebeu modificações que tornam seu design ainda mais esportivo, adotando a nova estética e logotipos em 2D da marca das quatro argolas.
O sedã agora apresenta detalhes em preto brilhante nos retrovisores laterais, molduras das portas e na grade singleframe. As saias laterais também recebem esse acabamento junto à lâmina acima do difusor e às grandes aberturas dianteiras e traseiras.
Na frente, os faróis led Matrix vêm com três opções diferentes para luzes diurnas que podem ser configuradas pelo display MMI no painel central.
Continua depois da publicidade
Na parte traseira do Audi RS 3 se destaca pela personalidade imponente. Os difusores verticais nos cantos do para-choque traseiro harmonizam-se com as entradas frontais.
Veja fotos do modelo
Duas grandes ponteiras ovaladas pretas separadas por um refletor vermelho central reforçam suas raízes nas pistas.
As lanternas apresentam nova configuração interna e as setas dinâmicas integram o design inovador dos componentes óticos traseiros.
Continua depois da publicidade
Nas laterais destacam-se as rodas RS feitas em alumínio fundido com medidas de 19 polegadas pintadas em preto fosco apresentando design angular com cinco raios “Y”.
Como opção extra também estão disponíveis rodas bicolores compostas por dez raios cruzados em cinza escuro fosco ou preto metálico brilhante.
Os preços ainda não foram divulgados.
Comportamento arisco
Em carroceria sedã, o RS3 conta com motor 2.5 TFSI turbo de cinco cilindros, capaz de gerar 400 cavalos de potência e torque máximo de 50,9 kgfm. Com essas credenciais, o Audi acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
Para adaptar a experiência ao estilo do condutor, o Audi Drive Select oferece diferentes modos de condução: Dinâmico, RS Performance e RS Torque traseiro, além da tração quattro.
Continua depois da publicidade
O controle do flap de escape foi aperfeiçoado na faixa entre 2.200 e 3.500 rotações, garantindo que os cinco cilindros produzam um som robusto e contínuo em qualquer modo acionado.
Não à toa, este modelo estabeleceu um novo recorde em sua categoria no famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha. Sob a pilotagem do alemão Frank Stippler, ele completou o traçado em 7:33.123 minutos, superando a marca anterior por mais de cinco segundos.
Dinâmica impecável
O novo Audi RS 3 se destaca nas retas e entrega uma dinâmica de direção impecável. Isso se deve aos dispositivos tecnológicos avançados como o conversor de torque com distribuição variável nas rodas traseiras, controle eletrônico de estabilidade e controle seletivo do binário nas rodas com amortecedores adaptativos da suspensão esportiva RS.
Esses elementos são cruciais para a performance lateral do carro e estão conectados ao sistema modular de dinâmica da condução, onde há sincronização das informações.
Continua depois da publicidade
Com algoritmo aprimorado, eles respondem com maior precisão às diferentes circunstâncias na estrada; por meio do Audi Drive Select, o motorista pode ajustar a dirigibilidade para torná-la mais ágil ou suave.
Com ajustes finos na suspensão que incluem vetorização do torque por freio, o novo Audi RS 3 se destaca nas curvas, seguindo as trajetórias com precisão e evitando saídas indesejadas, mesmo em altas velocidades.
O modo Performance pode ser acionado por meio de um botão vermelho decorado com ícone de bandeira quadriculada à esquerda do volante. Já o modo RS Individual é ligado pressionando-se o botão vermelho “RS” à direita.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia mais
Famosa sonhava ter Escort XR3 aos 7 anos: “Dos 8 aos 18, juntei cada dinheiro que pude”
Chocante! Youtuber mais famoso do mundo testa Fórmula E e bate no muro