A prefeitura de Joinville investiga possíveis casos de infecção pela variante Delta do coronavírus. Um dos paciente é uma mulher que esteve em abril em uma reunião familiar no Paraná. Uma das pessoas presentes foi diagnosticada com a cepa. Às 15h, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) informou que analisa mais um caso. Se confirmado, esses serão os primeiros casos em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
> Gestante de 42 anos é 1ª pessoa a morrer pela variante Delta no Brasil
A investigação começou no dia 6 de julho após a prefeitura ser informada sobre o caso no estado vizinho. A paciente, que é moradora de Joinville, está bem. A análise que pode confirmar a infecção está sendo feita com material recolhido em abril, quando a mulher apresentou os sintomas. Não há um prazo para a confirmação do resultado.
Além da mulher, um homem que esteve com ela no Paraná também tem suas amostras analisadas. Diferente da paciente, ele não testou positivo para Covid-19. Três moradores de Joinville que tiveram contato com o casal na época do contato e testaram positivo para a doença ficaram em isolamento por 14 dias. Não foi informado o motivo pelo qual as amostras deles não serão analisadas.
Continua depois da publicidade
No Brasil, a variante foi registrada pela primeira vez há cerca de um mês. Ao todo, 20 casos foram notificados pelo Ministério da Saúde. O Paraná é o que mais tem confirmações, com sete casos relatados até o momento.
O avanço da variante tem sido motivo de preocupação pelo mundo. Além da Índia, onde ela foi detectada pela primeira vez, a variante é considerada predominante em pelo menos mais quatro países: Reino Unido, Israel, México e Bélgica.
> Teve reação à vacina da Covid? Veja o que fazer
Estudos têm demonstrado que as vacinas Astrazeneca e Pfizer são eficazes contra a variante. A fabricante do imunizante Janssen também garantiu a proteção contra a cepa. Análises ainda tentam descobrir se a Coronavac é segura contra a Delta.
Leia também
SC pode acabar com decreto de combate à pandemia; entenda melhor
Continua depois da publicidade
Efeitos colaterais da Janssen; veja as reações mais relatadas
Ritmo da vacinação contra a Covid-19 em SC é insuficiente para cumprir o calendário
Educação, vacinas e máscaras: como será Santa Catarina após a pandemia?